Página inicial > Santo Augusto > Tese de Doutorado de professora do IFFar – Campus Santo Augusto é indicada pela UNIJUI para concorrer ao Prêmio Capes de Tese 2019
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 06 de Junho de 2019, 17h42 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A professora do IFFar - Campus Santo Augusto, Drª. Marileia Gollo de Moraes, teve a sua tese de Doutorado indicada para concorrer ao Prêmio Capes de Tese 2019, pelo Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

O trabalho, intitulado “Mulheres analfabetas e inscrições de suas heranças: aproximações e distanciamentos na educação de suas filhas”, foi orientado pela professora Drª. Maria Simone Vione Schwengber. A tese, defendida em abril de 2018,  discute as dimensões da dívida educacional, trata o analfabetismo como herança educativa e analisa como as mulheres analfabetas, inscrevem suas heranças educativas numa sociedade centrada na leitura e escrita.

Marileia e sua orientadora na sua banca em abril de 2018

Segundo Marileia, a Tese opera com análise do discurso foucaultiano, na perspectiva dos enunciados, produzidos em entrevistas-narrativas. “Os elementos que identificam e posicionam as filhas herdeiras são o “não mais” analfabetas e o “ainda não” plenamente escolarizadas, pautando o quanto as heranças educativas do analfabetismo afrontam diversas gerações familiares das classes populares”, destaca a professora.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros. O Prêmio CAPES de Tese – Edição 2019 será outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2018, Sendo 49 premiados, com uma tese em cada área de avaliação e até duas menções honrosas por área. Nesta edição, o Prêmio conta com quatro parceiros: os Institutos Serrapilheira e Ayrton Senna, a Comissão Fulbright e a Fundação Carlos Chagas. A avaliação das teses será feita entre junho e agosto. O resultado está previsto para o dia 6 de setembro e a cerimônia de entrega para 12 de dezembro, em Brasília.

Mais informações no site da CAPES no edital do concurso Prêmio Capes de Teses 2019