Página inicial > Santo Augusto > Servidor conclui Mestrado e ingressa no Doutorado
Notícias Santo Augusto

Servidor conclui Mestrado e ingressa no Doutorado

Publicado em Quinta, 25 de Julho de 2019, 10h23 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O assistente em administração do IFFar – Campus Santo Augusto, Marcos José Andrighetto,  defendeu no dia 19 de julho a sua dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) do CTISM/UFSM.

A pesquisa intitulada “Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico”, foi avaliada pela banca formada pelos seguintes professores: Dra. Mariglei Severo Maraschin (Presidente Orientadora -UFSM), Dra. Marileia Gollo de Moraes (IFFar), Dra. Liliana Soares Ferreira (UFSM), Dr. Rodrigo Cardoso Fuentes (CTISM/UFSM).

IMG 20190720 WA0030

Marcos com os professores que participaram da banca de defesa

O trabalho feito por Marcos objetivou analisar as relações do Trabalho Pedagógico na formação dos estudantes da EJA EPT no IFFar - Campus Santo Augusto. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 1º e 3º anos e os professores ligados diretamente com a modalidade. Os instrumentos utilizados para produção dos dados foram análise documental, questionário online semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, diário de campo, grupo focal e grupo de interlocução. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de readequação curricular e de um projeto pedagógico coerente com as realidades e especificidades da EJA, assim como, para a ampliação da participação da classe trabalhadora nas decisões e na política da EJA EPT.

Marcos foi aprovado recentemente na seleção de doutorado (Edital 038/2019), do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM, mesmo antes de ter defendido a dissertação de mestrado. O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2019.

IMG 20190720 WA0010

IMG 20190720 WA0037