Página inicial > Santo Augusto > Professora e estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto ministram formações sobre técnicas de estudo em Boa Vista do Buricá
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 19h39 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A professora do IFFar – Campus Santo Augusto, Beatris Gattermann, ministrou, nos meses de julho e agosto, juntamente com as acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Diuly Viana, Karolina Gonzatto e Laura Caroline Brikalki dos Santos, uma formação continuada sobre técnicas de estudo no município Boa Vista do Buricá.

No dia 25 de julho a formação ocorreu pela manhã para os professores da Escola Estadual de Educação Básica Barão do Rio Branco e, durante à tarde, para os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Antônio João. Na oportunidade, foram abordadas temáticas que envolvem metodologias de aprendizagem ativa. Entre as atividades foram apresentadas estratégias para desenvolver nos estudantes o hábito de estudo, algumas possibilidades para os professores desenvolverem com os estudantes a organização de horários para os estudos, bem como oficina de estudo visando o desenvolvimento de sujeitos capazes de construir suas aprendizagens com mais autonomia.

A professora Beatris, juntamente com as acadêmicas, Diuly, Karolina e Laura e, participaram, de 12 a 19 de agosto, das atividades Semana da Família, promovida pela Secretaria de Educação de Boa Vista do Buricá. O evento teve como objetivo despertar nas crianças, adolescentes e jovens, valores como respeito, empatia, gratidão, e outros, fundamentais para a convivência em sociedade e a consciência cidadã, trazendo reflexões sobre a Valorização da Vida, em todas as suas manifestações. Foram diversos momentos e atividades, que envolveram todos os alunos, de todas as redes de Ensino de Boa Vista do Buricá, bem como, os pais e comunidade em geral.

Nos dias 12 e 13 de agosto foram realizadas atividades em forma de oficinas na Escola de Estadual de Educação Básica Barão do Rio Branco e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber, envolvendo mais de 1.000 alunos. No dia 19 de agosto, às 19h30min, a professora Beatris ministrou uma palestra na Igreja Matriz, para pais e responsáveis de alunos de todas as escolas de Boa Vista do Buricá, e comunidade em geral sob o tema: “Estudo, limites e autonomia: o papel dos pais ou responsáveis”.

O convite, para a realização da formação continuada e participação na Semana da Família, surgiu por meio do Projeto de Ensino “Estudar pra Valer”, desenvolvido no IFFar – Campus Santo Augusto desde 2015, sob a coordenação da professora Beatris. O projeto objetiva contribuir com a permanência e êxito dos estudantes, identificar o modo como cada um aprende com mais facilidade, desenvolver e aperfeiçoar estratégias de estudo e possibilitar aos estudantes gestarem sua aprendizagem individual e em grupo.