Página inicial > Santo Augusto > ENTECI reúne educadores de várias regiões no Campus Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

ENTECI reúne educadores de várias regiões no Campus Santo Augusto

Publicado em Segunda, 27 de Junho de 2016, 20h04 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, é um evento promovido pelo Instituto Federal Farroupilha, em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do RS (UNIJUÍ), com o objetivo de discutir as relações entre trabalho e educação na perspectiva do currículo integrado, sistematizando estudos e práticas na educação profissional técnica e tecnológica. Foram três dias de programação no Campus Santo Augusto.

A abertura aconteceu na noite de terça-feira, dia 21, com a presença de exponentes da educação de várias partes do Estado, dentre eles, o Pró-Reitor Substituto e Diretor de Ensino da Reitoria, Professor Edison Gonzague Brito da Silva, que na ocasião esteve representando a Magnífica Reitora do IF Farroupilha, Carla Comerlato Jardim; diretores de ensino e educadores de vários campi do IF Farroupilha, e representantes da Unijuí e outras instituições de ensino.

Na oportunidade, a Diretora Geral do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto, Verlaine Denize Brasil Gerlach ressaltou a relevância dos trabalhos realizados pelas Instituições envolvidas, e a pertinência do debate acerca dos temas propostos; a Professora Lenir Basso Zanon, da Unijuí, discorreu sobre o tema com amplo conhecimento; ela é coordenadora do Projeto ”Concepções de Currículo Integrado em Processos de Reconstrução do Ensino Médio e Licenciatura, com formação estruturada pela problematização de situações práticas”; o Coordenador do Evento, Professor do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto, Osmar Lottermann ressaltou a importância da realização de encontros como este, e a discussão sobre trabalho, educação e currículo integrado.

O Professor Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, palestrante da primeira noite, também abordou o assunto com muita propriedade, pela vasta experiência na área, inclusive com doutorado em educação pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha (2003).

As mesas-redondas também foram bem proveitosas. O tema “Trabalho e Educação: Fundamentos Teóricos e implicações na prática pedagógica”, foi abordado na manhã de quarta-feira, por Liliana Soares Ferreira (UFSM), Sidinei Pithan da Silva (Unijuí), Cátia Keske (IFFAR), com mediação de Maria Cristina Pansera de Araújo - Unijuí; e no período da tarde, ocorreram debates e o lançamento do livro “Educação, Trabalho e Currículo Integrado – Saberes e Fazeres em interlocução”, seguidos de uma mesa-redonda sobre o assunto, com Lenir Basso Zanon (Unijuí), Maria Cristina Pansera de Araújo, Osmar Lottermann, e apresentação de Adriana Toso Kemp (IFFAR).

À noite, mais uma excelente palestra intitulada “Educação Profissional, Técnica e Tecnológica”,  com  Cláudia Schiedeck Soares de Souza (Ex reitora do IFRS), e mediação de Lenir Basso Zanon.

E fechando a programação com chave de ouro, na manhã de quinta-feira, Marise Ramos, da EPSJV, Fiocruz e UERJ, falou sobre “Currículo Integrado – Concepções e Práticas”, com mediação de Sandra  Nonenmacher.

A Diretora de Ensino do Campus Santo Augusto, Clarinês Hames disse que, conforme se esperava, o evento foi um sucesso, e que já foram traçados os planos para a próxima edição, inclusive com o lançamento de mais um livro na área educacional. E outros campi do IF Farroupilha manifestaram interesse em sediar o próximo Enteci.

Também estiveram abrilhantando o evento, duas atrações do Campus Santo Augusto: o Professor Dirceu Dirk, que tocou saxofone na abertura, e a Banda IF Musical, que fez uma belíssima apresentação. A web TV, do IF Farroupilha transmitiu toda a programação ao vivo, para os interessados em acompanhar as palestras e debates, através do link  http://webtv.iffarroupilha.edu.br/.