Página inicial > Santo Augusto > Semana Acadêmica do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia
Notícias Santo Augusto

Semana Acadêmica do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia

Publicado em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h43 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia do IFFar – Campus Santo Augusto promoveu de 14 a 18 de outubro a X Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos e de 15 a 18 de outubro a IX Semana do Técnico em Alimentos.

O evento teve início na noite de segunda-feira dia 14, às 19h15, com a Abertura Oficial, seguida pelas palestras: “Biotecnologia”, com a Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFSM), Simara Somacal; “Descontaminação de alimentos por Microndas”, com a Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFSM), Thaiane Marques da Silva e “Desafios da Panificação sem glúten” com a Tecnóloga em Alimentos (mestranda UFSM), Cassandra de Deus.

Na tarde terça-feira, dia 15, iniciaram as atividades para os estudantes do curso técnico, com a palestra “Os meios de trabalho na área do técnico em alimentos”, com o Dr. Engenharia e Ciência de Alimentos, Gilberto Arcanjo Fagundes, seguida pela Roda de conversa “Os desafios encontrados após o ensino médio”, com os egressos: José Mário Angler Franco, Theo Samborski, Luis Gustavo Bohn, Victória Poliana Rius Von Muhlen e Kauany Alanda Simon. A noite ocorreu a palestra sobre “Pães enriquecidos”, com Gilberto Arcanjo Fagundes, seguida pela Roda de conversa com os seguintes empreendedores da região: Claudimir Filipetto proprietário da  Casa do Mel de Campo Novo-RS; Antônio Carlos Ferreira Junior proprietário da Cantina Santa Fé de Braga-RS; Vanderlei Lermer  empreendedor na área de alimentos de Boa vista do Buricá/RS; José Leomar proprietário do Frigorífico Bestsui de Engenho Velho-RS.

Na quarta-feira pela manhã os estudantes do curso técnico iniciaram as provas da gincana de integração. À noite às 19h, ocorreu o Encontro de Egressos do Curso de Tecnologia em Alimentos, com a participação de onze Tecnólogos em Alimentos formandos pelo IFFar – Campus Santo Augusto.

Na quinta-feira pela manhã aconteceu a Roda de conversa “Os obstáculos da vida após o ensino médio”, ministrada pelos professores: Dr. Aelson Aloir Santana Brum, Drª. Cíntia Guarienti, Drª. Greici Oliveira, Drª. Melissa dos Santos Oliveira, Ms. Djenifer Kirch Kipper e Janaina Amantina Muller. Á tarde aconteceram as oficinas para os estudantes do curso técnico, sobre: “Aproveitamento do leite e reaproveitamento do soro de leite”, com as professoras, Jananina Amantina Muller e Djenifer Kirch Kipper; “Reaproveitamento da casca de batata doce”, com o estudante Lucas Nachtigal Duarte; “Plástico filme biodegradável”, com Ms. Diogo Santiago e o Professor Dr. Aelson Aloir Santana Brum; “Reaproveitamento de alimentos”, com a nutricionista da prefeitura municipal de Santo Augusto, Taize Rodrigues. À noite aconteceu a palestra sobre “Mitos e verdade sobre os alimentos”, com as Doutorandas em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRGS), Fernanda Camboim Rockett e Helena de Oliveira Schmidt Schardong.

Na sexta-feira pela manhã aconteceu a palestra “Mitos e Verdades Sobre Alimentos”, ministrada por Helena de Oliveira Schimidt Schardong e Fernanda Camboim Rockett, seguida pela palestra motivacional, “Me formei e aí? Desafios do ensino superior e mercado de trabalho”, ministrada pela Coach, Ana Caroline Martini. À tarde aconteceu o encerramento da gincana de integração. À noite aconteceu o encerramento da semana, com as oficinas para os estudantes do curso superior: “Pães Artesanais”, com Adelar Aguiler de Moraes (Padeiro Mercado Santi); “Nuggets funcional”, com a Professora Ms. Djenifer Kirch Kipper, “Doces Personalizados”, com a confeiteira Vanessa Vicentini.