Página inicial > Santo Augusto > Projeto do IFFar desenvolve Software para formulação de rações e planejamentos na ovinocultura
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h54 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Através de uma parceria entre dois campi do IFFar, Campus Santo Augusto e Campus São Vicente do Sul, está sendo desenvolvido, desde o ano passado, um Software para formulação de dietas e planejamentos na ovinocultura, denominado “OvinoCerto”, que permite o acompanhamento através de gráficos do processo em tempo real, bem como acompanhamento de custos e viabilidade da dieta formulada.

O projeto tem como orientador o professor do IFFar - Campus São Vicente do Sul, Rafael Sanches Venturini, e como Co-Orientador o professor do IFFar - Campus Santo Augusto, Cleitom José Richter, também os professores Paulo Henrique de Souza Oliveira e Andressa Falcade, como colaboradores. Atua como bolsista o estudante de Licenciatura em Computação do IFFar - Campus Santo Augusto, Danrley Brasil dos Santos. O projeto também conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e demais colegas dos campi já citados.

A ideia da criação do OvinoCerto surgiu devido a carência de softwares específicos para atender às necessidades de ovinocultores, tendo em vista que a atividade tem crescido nos últimos anos, principalmente focada na produção de carne. Atualmente o grupo está trabalhando na conclusão de um sistema de relatórios a serem gerados pelo formulador, e na documentação do sistema para futuros testes em um produtor piloto. Posterior a essa fase, vai ser realizado o design do software e testes finais com produtores, para, então, ser implementado como projeto piloto.

Ovinocerto

Participantes do Projeto 1