Página inicial > Santo Augusto > Professora participa de curso de Boas Práticas em Cultura de Células na UFSM
Notícias Santo Augusto

Professora participa de curso de Boas Práticas em Cultura de Células na UFSM

Publicado em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 16h43 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A Coordenadora do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto, professora Drª. Inaiara Rosa de Oliveira, participou de 25 a 29 de novembro do Curso de Boas Práticas em Cultura de Células – In Company, promovido pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (CCS – UFSM).

O curso foi ministrado pelo professor Antônio Monteiro, curador do Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ), que abordou temas como a padronização de procedimentos e técnicas utilizadas em cultura de células, as normas e diretrizes que regem o cultivo de células animais, a importância do sistema de gestão da qualidade (SGQ) e recomendações sobre biossegurança e bioproteção.

Segundo a professora Inaiara, que já trabalhou com cultura de células anteriormente, o cultivo de células e tecidos in vitro representa hoje uma ferramenta importante para os estudos nas áreas da saúde e biológicas, além de ser um método alternativo ao uso de animais. “Utilizar cultura celular em pesquisas exige conhecimento das boas práticas de laboratório, as quais são essenciais para reprodutibilidade dos resultados experimentais”, destaca a professora.

Inaiara e o professor Antonio Monteiro BCRJ

Professora Inaiara com o professor Antônio Monteiro