Página inicial > Santo Augusto > Professor do IFFar - Campus Santo Augusto lança livro sobre Filosofia e Educação
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 17h29 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor do IFFar - Campus Santo Augusto, Dr. Mauricio Cristiano de Azevedo, lançou na tarde de hoje (04), no auditório da instituição, o livro “Biopolítica e Formação: vida, potência e profanação na educação”. Na ocasião, diversos colegas aproveitaram a oportunidade para adquirir um exemplar da obra com uma dedicatória do autor.

Mauricio com o livro

Segundo o autor, ao questionar concepções e supostos de caráter abrangente, o livro propõe pensar a educação como um conceito filosófico por excelência. “A obra, põe em questão um dos pilares que sustentam o imaginário da educação e da política no Brasil: a ideia, vaga e difusa, de que o sistema escolar deve produzir cidadãos. Ainda faz sentido pensar que a grande política (palavra originada do grego pólis, cidade), a da representação e do espetáculo, pode gerar destino histórico para um povo? É na intenção de responder a essa questão que o conceito de biopolítica é oferecido como gabarito de inteligibilidade para a compreensão do fenômeno político no presente”, explica Maurício.

O professor Mauricio doou alguns exemplares do livro para Biblioteca Mário Quintana, onde estarão disponíveis para estudantes e servidores. O livro pode ser adquirido no site da editora Appris pelo link https://www.editoraappris.com.br/produto/3308-biopoltica-e-formao-vida-potncia-e-profanao-na-educao, e também em livrarias de todo o país.

Esse é o segundo livro lançado por Mauricio. Em 2010 o professor lançou pela editora Unijui a obra “Educação Estética e Razão Comunicativa: outro da razão ou outra racionalidade?”, o qual pode ser adquirido no site https://www.editoraunijui.com.br/produto/1674