Página inicial > Santo Augusto > Projeto de pesquisa avalia o potencial do trigo mourisco como alternativa na região
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 17h10 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O estudante do 5º semestre do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFFar –Campus Santo Augusto, Felipe Ferrazza, está desenvolvendo desde o início do ano, o projeto de pesquisa “Efeitos da densidade e da época de Semeadura na Produtividade e Qualidade de Trigo Mourisco”, sob a coordenação do professor Dr. Ricardo Paraginski, com o apoio dos colegas de curso, Alex Udich, Andre Figueiró, Douglas Jacoboski e Gabriel Toledo, e do Engenheiro Agrônomo Maicon Desconsi.

Segundo o professor Ricardo Paraginski, a busca de culturas alternativas para cultivo em nossa região aumenta a cada ano, principalmente culturas que proporcionem maior renda e possibilitem também implantação no sistema de rotação de culturas. Neste contexto, o trigo mourisco, que difere do trigo comum em sua composição e estrutura de grão, começa a ganhar espaço na região celeiro por consistir de uma planta de ciclo curto (70 a 90 dias) e se encaixar perfeitamente na entressafra de fevereiro a junho, fazendo com que práticas do Sistema Plantio Direto possam ser efetuadas.

Para o estudante Felipe Ferrazza, a cultura do trigo mourisco atualmente é cultivada visando não deixar o solo descoberto neste período de entressafra, tendo um maior aproveitamento da luz solar e do solo, trazendo vantagens, como a produção de palhada (adubação verde), ciclagem de nutrientes, auxiliando no controle de plantas invasoras e nematoides, além de aumentar a estrutura do solo, entretanto ainda existem poucos trabalhos realizados com a cultura na região do IFFar – Campus Santo Augusto.

O objetivo do projeto é avaliar o comportamento da cultura semeada em diferentes épocas, com diferentes populações, buscando avaliar o potencial produtivo e o desenvolvimento. Serão avaliados parâmetros de produtividade, produção de matéria verde, produção de matéria seca, supressão em plantas invasoras, ciclo (semeadura, emergência, florescimento e maturação), parâmetros fitotécnicos, e também a qualidade das sementes pensando em uma nova semeadura. Espera-se obter resultados significativos que possam trazer aos agricultores da região respostas sobre esta cultura.

PHOTO 2020 02 19 16 43 12

Foto 1