Página inicial > Santo Augusto > Comunidade pode escolher nome do repositório digital do IFFar
Notícias Santo Augusto

Comunidade pode escolher nome do repositório digital do IFFar

Publicado em Terça, 24 de Março de 2020, 01h28 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha vai disponibilizar um Repositório Digital com o objetivo de democratizar a produção acadêmica da instituição. A comunidade vai ajudar a escolher o nome do repositório através de votação disponível até 30 de março.

rd.jpg

O Repositório Digital do IFFar foi construído com o objetivo de armazenar, divulgar e dar acesso à produção filosófica, científica, tecnológica, artística e cultural da instituição. Através do acesso gratuito e sem restrição, o Repositório vai democratizar o conhecimento, já que todos poderão baixar e consultar o material de qualquer lugar e em qualquer momento.

Para participar da escolha do nome do repositório, basta acessar este link, e selecionar o título de sua preferência. Também será disponibilizada uma enquete no perfil do IFFar no Instagram, @if.farroupilha. A votação estará disponível até 30 de março.

A comunidade poderá decidir entre dois títulos: Arandu e Lanceiros.

Arandu ("du" é a sílaba tônica) é uma palavra de origem guarani que significa sabedoria, fonte de saber. Lanceiros é uma referência ao Corpo de Lanceiros Negros, exército formado por negros que lutou junto às forças rebeldes republicanas durante a Revolução Farroupilha.

Repositório Digital do IFFar

O repositório terá trabalhos desenvolvidos no âmbito do IFFar, como TCCs e dissertações. Algumas das suas vantagens são:

• Aumento do impacto das pesquisas realizadas na instituição;
  • Aumento do número de citações dos trabalhos armazenados;
  • Reforça a autoria dos trabalhos e facilita a descoberta de plágio;
  • Facilita o mapeamento da produção científica brasileira;
  • Possibilita redução de custos com o armazenamento e gestão da informação;
  • Propicia a gestão efetiva da produção intelectual;
  • Possibilita a troca de dados entre diferentes sistemas;
  • Aumenta a visibilidade da instituição.

Participe da votação