Página inicial > Santo Augusto > CIE analisa ações institucionais frente à pandemia em oitava reunião
Notícias Santo Augusto

CIE analisa ações institucionais frente à pandemia em oitava reunião

Publicado em Terça, 05 de Mai de 2020, 22h43 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No dia 30 de abril, o Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) realizou a oitava reunião. Entre as pautas, estavam relatos de dados sobre a pandemia, o andamento das atividades para elaboração do plano de aquisição de materiais para higiene, limpeza e proteção individual, a realização de solenidades de formatura e a antecipação das férias de verão.

tb

Relato de dados relativos à pandemia

A reunião iniciou com a apresentação dos dados relativos ao Coronavírus nas cidades em que há unidades do IFFar a partir do relato de casos suspeitos, monitorados, descartados e confirmados.

Plano de aquisição de materiais de higiene, limpeza e proteção

Na sequência, foi discutido o andamento das atividades do Grupo de Trabalho para elaboração do plano de aquisição de materiais para higiene, limpeza de ambientes e proteção individual da comunidade acadêmica, promovendo a prevenção de contágio pelo Coronavírus.  Serão realizadas reuniões semanais com o grupo para elaboração do documento. O plano de ação visa à compra de insumos e a organização de estratégias de prevenção. A Reitora do IFFar, Carla Jardim, pontuou que a curva de contágio deve cair, mas as ações devem ser pensadas até o final do ano.

Solenidades de formatura

Outro ponto discutido na reunião foi a realização de solenidades de formatura. A Reitora pontuou não vislumbrar possibilidade de realização de eventos institucionais com aglomeração de pessoas durante o ano corrente e salientou que o calendário de formaturas poderá ser flexibilizado, de forma que, havendo condições no próximo ano, tais eventos possam ser realizados.

Antecipação do calendário acadêmico

Na continuidade, foi discutida a pauta relativa à antecipação do calendário acadêmico. O Diretor Geral do Campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carlotto, pontuou sobre o adiantamento das férias. O Pró-reitor de Ensino, Edison Brito, lembrou que se faz necessária uma pausa entre um período e outro, entre um ano letivo e outro.  A Reitora destacou que é preciso reestruturar o calendário com vistas à questão legal.

Portaria nº 55 da CAPES

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Arthur Frantz, mencionou a publicação da Portaria nº 55 da CAPES, a qual permite aos programas de pós-graduação a prorrogação do calendário acadêmico. Conforme o Pró-reitor, a portaria prorroga o período de bolsas e retira dos critérios de avaliação dos cursos o tempo de defesa. Arthur lembrou da preocupação dos colegas que estão em processo de qualificação e salientou que o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT segue com as atividades de forma remota, não havendo a necessidade de prorrogação do calendário.  Além disso, informou que a MEPT de 2020 ocorrerá por meio das tecnologias digitais.

Parecer do Conselho Nacional de Educação

Após, Lurdes Zanchetta pontuou sobre parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE que traz orientações para a educação básica e superior, publicado no dia 29 de abril. O Pró-reitor de Ensino, Edison Brito, salientou que o documento é orientativo e pode ser aplicado pela instituição. Edison pontuou que os cursos do IFFar não foram transformados em cursos a distância, porém estão sendo utilizadas metodologias desta modalidade para dar seguimento aos cursos, de forma não presencial, a partir do entendimento de que tais atividades contribuem para a não evasão. Ainda, salientou que o documento precisa ser homologado.

E-mail institucional aos estudantes

Na sequência, foi debatida a pauta relativa ao fornecimento de e-mails aos estudantes. A Reitora do IFFar pontuou que a equipe de Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) gerou novos e-mails aos discentes, a partir da mesma plataforma utilizada para os e-mails dos servidores. Carla também mencionou que foi enviado um memorando circular dando ciência sobre a migração para o e-mail Google e orientando sobre a ativação.

Atividades após a suspensão do calendário acadêmico

Por fim, a Reitora pontuou sobre as atividades realizadas pelos servidores a partir da suspensão do calendário acadêmico, salientando que haverá um conjunto de atividades mediadas pelos servidores que atuam na atividade fim que seguirão sendo realizadas, a partir de outra dinâmica. Também será elaborado um documento com vistas à descrição dessas atividades.

As reuniões semanais do CIE são transmitidas pela internet e podem ser assistidas posteriormente na página do Youtube da WebTV do IFFar. A 8ª reunião está disponível neste link.