Página inicial > Santo Augusto > Inscrições para o Projeto Ateliê de Resiliências vão até dia 20/06
Notícias Santo Augusto

Inscrições para o Projeto Ateliê de Resiliências vão até dia 20/06

Publicado em Segunda, 15 de Junho de 2020, 16h55 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do IFFar - Campus Santo Augusto, juntamente com os núcleos da CAI (Coordenação de Ações Inclusivas), com o NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e com o Projeto Você+Cidadão, estão desenvolvendo o projeto Ateliê de Resiliências - projeto integrado de produção textual, visual e audiovisual com base na ideia de resiliência frente aos desafios da pandemia.

Segundo a professora de artes, Téoura Benetti, frente aos novos desafios surgidos com a pandemia do Covid-19, a necessidade de preservação da vida e a reinvenção das atividades cotidianas nos assalta como nunca antes. “Uma adaptação inescusável em todos os âmbitos que, sem tempo de amadurecimento, vai acontecendo às pressas. Temos que reinventar nossos meios de relacionamento, de sobrevivência e de atuação tanto na esfera pessoal como na profissional. A educação formal, há tempos em uma luta morosa pela superação de práticas e modelos tradicionais, encontra-se amarrada. Se negando a parar, lança tentativas exaustivas de continuidade, de forma remota, reinventando-se sem ainda muita clareza das consequências para gestores, professores e estudantes. Então, parece que chegamos no cruzamento da estrada. E não há caminho de volta, nenhum sinal de retorno possível. E para isso, talvez seja uma medida pertinente a união dos conhecimentos, o trabalho integrado, a associação de diversas vozes, para tentar dar conta de tal desafio a nós mesmos e aos estudantes que estão na encruzilhada conosco”, destaca a professora.

O projeto pode ser descrito como um programa de produção textual orientada em linguagem escrita, visual e audiovisual, com base na ideia central de resiliência frente à pandemia e ao isolamento social. Dessa forma, a linha está na resiliência, ou seja, na capacidade do ser humano de atravessar as catástrofes, os traumas e as adversidades, recuperar-se e reconfigurar suas relações e seus projetos de vida, colocando em jogo não somente a sobrevivência, mas o sentido dessa continuidade.

Podem inscrever-se para o projeto estudantes dos cursos Técnicos e Superiores do IFFar – Campus Santo Augusto, que terão suas participações certificadas com atividade acadêmica complementar. As inscrições para projeto inicianesta segunda-feira, dia 08, e vão até o dia 20, pelo link https://forms.gle/5M8QHRF8ioYpBUwf7

O projeto foi dividido em três linhas temáticas, cada qual com seus desdobramentos:

Linha 1. Pandemia, Isolamento social e Resiliência

Tema 1. Resiliência frente aos desafios da pandemia.

Tema 2. Experiências pessoais de isolamento social.

Tema 3: Novos ângulos e perspectivas para a vida individual e coletiva.

Tema 4: Comunicação em tempos de isolamento social e o papel das redes sociais e mídias digitais na interação humana durante a pandemia.

Linha 2. Ações inclusivas frente à diversidade e à exclusão em época de pandemia

Tema 1. Racismo estrutural - a vulnerabilidade da população negra em tempos de pandemia.

Tema 2. A vulnerabilidade da população indígena em tempos de pandemia.

Tema 3. Violência doméstica e de gênero em tempos de isolamento social.

Tema 4. Conectividade digital, inclusão e exclusão social e virtual.

Linha 3. Cidadania e os desafios da pandemia.

Tema 1: Cidadania na sociedade pré e pós pandemia.

Tema 2: Disseminação do discurso de ódio em tempos de isolamento.

Tema 3. Alteridade e solidariedade no contexto do isolamento social.

O estudante poderá se inscrever em um ou mais tópicos de seu interesse, e poderá desenvolver suas produções através de gêneros textuais como artigo de opinião, memória, crônica, poesia, conto, hiperconto; em linguagens gráficas tradicionais e contemporâneas, como fotografia, pintura, aquarela, arte digital, tirinha, charge, cartoon, arte postal); e também através de produções audiovisuais como curtas de 1 minuto, Gifs e Vídeo Arte.

A seleção dos temas e das linguagens são de interesse de cada estudante, e que o mesmo poderá realizar várias produções sobre temas diferentes ou sobre o mesmo tema, em uma ou mais linguagens. Os estudantes poderão se organizar individualmente ou em grupos para a produção das obras, desde que respeitem o isolamento social.

O processo dos participantes será acompanhado e orientado tanto na questão temática como na formal pelos docentes: Edevandro Sabino da SilvaDaiane Siveris, Sandra Cristina Porsche, Soni Pacheco de Moura, Téoura Benetti, Fabricio Doring Martins, Luciano De Almeida, Mariléia Gollo de Moraes, Isabel Graciele Padoin, Ana Leticia de Oliveira , Eser Azael Moreira Lopes, Fabio Roberto Wilke, Clarines Hames e Mauricio Cristiano de Azevedo.