Página inicial > Santo Augusto > PROJETO DE EXTENSÃO DO CAMPUS SANTO AUGUSTO LEVA ENSINO DE ESPANHOL E INGLÊS A CRIANÇAS DA CIDADE
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 01 de Agosto de 2016, 14h33 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No Brasil, a oferta das línguas estrangeiras para as séries iniciais do Ensino Fundamental acontece apenas em escolas privadas, o que limita o acesso ao ensino. Pensando nisso, iniciou-se, no mês de maio deste ano, o Projeto de Extensão “Espanhol e inglês para crianças da comunidade de Santo Augusto”, desenvolvido pela Professora de Língua Inglesa, Miquela Piaia, com a colaboração do Professor de Língua Portuguesa e Espanhola, Edevandro Sabino, e  participação das alunas Fernanda Bueno do Nascimento, Carla Trindade e Bruna Guidiane de Souza Abreu.  Esse projeto visa oportunizar a oferta de ensino de língua espanhola e inglesa para crianças do Ensino Fundamental, oriundas de escolas públicas da cidade, através de um trabalho em conjunto com alunos do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto.

Entre os objetivos desse projeto está a promoção e apoio a ações que fortaleçam o vínculo entre o Instituto e a sociedade, através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Liberato, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município.    O Projeto se justifica por seus idealizadores entenderem que o aprendizado da língua estrangeira se desenvolve melhor na infância, pois a tenra idade permite uma maior assimilação do conteúdo.

Os resultados esperados são a inserção das crianças em uma nova realidade, possibilitando crescimento pessoal e intelectual.  Para isso, são desenvolvidas atividades interativas e lúdicas sensibilizam as crianças em relação ao idioma e aos aspectos culturais inerentes à língua.

.  Os professores ampliam a abrangência de sua atuação profissional, através do ensino também para crianças, e essas têm a oportunidade de se envolver em uma prática social efetiva, sendo, desde cedo, preparadas para as necessidades atuais do mundo globalizado, sem abandonarem seus valores e conhecimentos locais.