Página inicial > Santo Augusto > Conif divulga nota pública sobre nova data de realização do Enem 2020
Notícias Santo Augusto

Conif divulga nota pública sobre nova data de realização do Enem 2020

Publicado em Quinta, 09 de Julho de 2020, 14h26 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Ontem (08), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou uma nota pública sobre a nova data de realização do Enem 2020. A entidade se manifesta contrária à decisão de antecipar o ENEM para janeiro/2021 e defende a realização do Exame em maio/2021 a fim de garantir o direito ao acesso ao ensino superior em igualdade de condições.

Anexos:

Confira abaixo a nota pública divulgada pelo Conif:

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), após entendimento firmado no âmbito das unidades que integram a Rede, e em respeito à deliberação das entidades de representação estudantil em nível nacional, se posiciona pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio em maio/2021, em defesa do direito ao acesso ao ensino superior, dos estudantes brasileiros, em igualdade de condições, em especial aos que estão em situação de vulnerabilidade social.

A decisão de antecipar o ENEM para janeiro/2021 aumenta as desigualdades de acesso ao ensino superior, entre estudantes de diferentes classes sociais, e prejudica os mais pobres (80,9% deles matriculados nos sistemas públicos, segundo dados do INEP), à medida que agrava os efeitos sanitários do cenário epidemiológico, nas dimensões orgânicas física e mental, reduz o seu tempo de preparo para o certame e subtrai a decodificação da plataforma programática regular.

O Conif, portanto, coerente com sua missão de fortalecer a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, defende de forma enfática que o ENEM seja aplicado em maio de 2021, de modo a oferecer condições mais igualitárias e equitativas de acesso à Educação Superior aos estudantes brasileiros.

Brasília, 8 de julho de 2020.