Página inicial > Santo Augusto > CIE discute critérios para empréstimo de livros e realização de serviços essenciais
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 11 de Agosto de 2020, 16h22 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Comitê Institucional de Emergência (CIE) do IFFar realizou a 18ª reunião na sexta-feira, dia 07 de agosto. Entre as pautas, estavam a situação dos municípios frente à pandemia de Covid-19, os critérios de empréstimo de livros e serviços essenciais e a aquisição de insumos para prevenção da doença.

boletimCIE1307 621x337 equal

A reunião iniciou com os relatos de cada município referente à situação da pandemia de Covid-19 com a apresentação do número de casos positivos, aguardando resultado de exames e de óbitos nas cidades em que há unidades do IFFar.

Na sequência, a Pró-reitoria de Ensino deu retorno aos membros do CIE quanto aos critérios de empréstimo de livros e a realização de serviços essenciais relacionados aos processos de ensino e aprendizagem, considerando a retomada do Calendário Acadêmico de forma remota. O Pró-reitor de Ensino, Edison Brito, salientou que o empréstimo de livros deve se limitar aos docentes e aos estudantes que concluem o curso neste semestre. Os livros a serem emprestados para os estudantes devem ser os necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso e do Relatório de Estágio. A pesquisa dos livros a serem solicitados deverá ser realizada diretamente no Pergamum, sem acesso dos usuários às bibliotecas. A entrega dos livros, considerando os protocolos de segurança, deverá ser combinada entre os(as) bibliotecários(as) e/ou auxiliares de biblioteca e a Direção de Ensino, de acordo com a realidade de cada campus. A devolução dos exemplares ocorrerá apenas no final do semestre. A entrega de obras retiradas pelos estudantes no início do ano letivo poderá ser feita no retorno das atividades presenciais, sem cobrança de multa.  A Reitora, Carla Jardim, pontuou que não haverá rotina de atendimento nas bibliotecas. Os interessados irão buscar as obras pelo Pergamum, informar o servidor responsável e este, junto com a direção, irá organizar estratégia para a retirada. Edison frisou ainda a preocupação em informar corretamente que as bibliotecas não estão abertas à comunidade acadêmica. Carla colocou que a Pró-Reitoria de Ensino retomou a ideia de biblioteca digital e irá realizar estudos para verificar plataformas disponíveis e realizar levantamento sobre a possibilidade de implementação da ação.

A próxima pauta da reunião foi a portaria que dispõe sobre os serviços essenciais no âmbito do IFFar. A Reitora pontuou das leis federais e do decreto estadual que apresentam conjunto de atividades consideradas essenciais e da necessidade de dispor sobre as peculiaridades do IFFar, citando os campi agrícolas que possuem lavoura e criação de animais, que precisam ser atendidos, os experimentos e a produção de materiais para prevenção da Covid-19. Informou que a portaria está sendo organizada com o auxílio de representantes de cada Pró-reitoria  e que o texto final deverá estar pronto na próxima semana, a fim de que seja analisado pelo Comitê. Alice Ribeiro, presidente da Comissão Interna de Avaliação, pontuou da necessidade de ouvir os servidores nas suas necessidades laborais nesse momento de pandemia, justificando que nem todos os técnicos-administrativos que trabalham junto às bibliotecas estão de acordo com o deslocamento para atender às demandas por empréstimo de livros.

A reunião foi encerrada com informes gerais. A Reitora informou que a Pró-Reitoria de Administração, assessorada pelo Comitê Assessor de Administração, está dando andamento à aquisição de EPIs e insumos, baseados no Plano de Contingência do IFFar, lembrando que há ações que não podem ser realizadas a distância, como as perícias médicas. Afirmou que até o final da próxima semana os materiais serão recebidos em Santa Maria e dois motoristas terceirizados farão a entrega, mediante agendamento, nas unidades. Também pontuou da constituição de comissão institucional para o acompanhamento periódico das ações de mitigação da Covid-19, decorrente do Plano de Contingência do IFFar. Como encaminhamento, Carla Jardim informou que a minuta da portaria que dispõe sobre as atividades essenciais no âmbito do IFFar será enviada por e-mail aos membros do Comitê, para análise e manifestação.

Por fim, a Reitora mencionou o período eleitoral para os cargos de reitora e diretores(as) gerais do IFFar, cuja votação ocorrerá no dia 21 de agosto. Salientou a importância da participação de servidores e estudantes e propôs que não haja reuniões do Colégio de Dirigentes, do Conselho Superior e do Comitê Institucional de Emergência até a eleição, o que foi aprovado pelos membros do comitê.

A reunião pode ser assistida na íntegra no canal da WebTV do IFFar no Youtube.