Página inicial > Santo Augusto > Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio obtém excelente resultado no ENADE
Notícias Santo Augusto

Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio obtém excelente resultado no ENADE

Publicado em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 16h48 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar obteve na última terça-feira, 20 de outubro, através de divulgação do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os resultados dos cursos da instituição que foram avaliados em 2019 no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

O ENADE avalia anualmente o desempenho da educação superior de instituições públicas e privadas em todo o país. A cada edição, um grupo diferente de cursos é avaliado. Os resultados das provas geram, para cada curso participante, dois importantes indicadores da educação superior: o Conceito Enade (escala de 1 a 5) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) (escala de 1 a 5).

O Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Campus Santo Augusto foi um dos cinco cursos do IFFar que foram avaliados e obteve um excelente resultado, mantendo o conceito ENADE 4 (referente a nota que os estudantes obtiveram na prova), já obtido anteriormente em outra avaliação e o IDD 3. O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

Logo Agronegócio Vetor page 0001

O Diretor de Desenvolvimento Institucional do IFFar - Campus Santo Augusto, Cristiano Nunes dos Santos, explica que normalmente se observa o Conceito ENADE e o CPC (Conceito Preliminar de Curso) que é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. "Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica). A nota CPC e o IGC (Índice Geral de Cursos que dá nota para a instituição como um todo) de 2019 ainda não foram divulgadas. O CPC atual do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, obtido em 2016, é 4"

Cristiano destaca a colocação do curso no país, após a divulgação do Conceito ENADE 2019. “Ficamos em 21º entre os 67 cursos existentes já avaliados no país, e em 5º entre os 10 existentes no Rio Grande do Sul. Considerando só as universidades públicas, ficamos em 6º entre os 27 cursos existentes no país, e em 2° entre os 5 existentes no Rio Grande do Sul. Já no IDD, ficamos em 17º entre os 67 do país e em 4º entre os 10 do estado (públicas e privadas). Entre as públicas, ficamos em 2º entre os 27 no país e em 1º entre os 5 do estado. Ou seja, mesmo sendo um IDD 3, ainda assim os nossos alunos tiveram um ótimo incremento no seu desenvolvimento quando comparadas as notas ENADE (formandos) com as suas notas ENEM (quando ingressaram). Isso demonstra a nossa qualidade no ensino, e o potencial dos nossos estudantes e formandos”.

Segundo o coordenador do curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do IFFar - Campus Santo Augusto, professor Tarcísio Samborski, para os cursos que obtêm nota acima de 3 não há necessidade de visita in loco para a avaliação. “Com essa nota, além de ficarmos no grupo de elite das federais, todas com 4, não precisamos de avaliação presencial. Foi um excelente resultado obtido pelos estudantes do curso”, destaca o professor.

unnamed 3