Página inicial > Santo Augusto > Egresso de Licenciatura em Computação é aprovado em Mestrado na UFSM
Notícias Santo Augusto

Egresso de Licenciatura em Computação é aprovado em Mestrado na UFSM

Publicado em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 18h17 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O egresso do Curso Superior de Licenciatura em Computação do IFFar – Campus Santo Augusto, Uianes Luiz Rockenbach Biondo, foi aprovado no final de outubro no Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede.

Uianes

Uianes tem 22 anos e é natural do município de Crissiumal/RS. Ingressou no curso de Licenciatura em Computação do IFFar - Campus Santo Augusto em fevereiro de 2016 e concluiu em maio desse ano. “Optei pelo curso de Licenciatura em Computação por unir duas áreas do meu interesse: Docência e Computação. Antes de entrar na graduação já havia sido aprovado para os cursos de História, Ciências Biológicas (Licenciaturas) e Ciências da Computação (Bacharelado), mas a escolha final foi pela Licenciatura em Computação. Antes de entrar na graduação eu cursava o Curso Normal (Magistério) e desenvolvi um projeto de pesquisa sobre tecnologias educacionais, e a curiosidade para saber mais sobre como programar softwares desse tipo foi determinante para escolher um curso na área de tecnologia, principalmente programação, e que envolvesse Educação”.

Ainda no primeiro semestre do curso, em junho de 2016, Uianes iniciou um estágio não-obrigatório na Direção de Ensino/Coordenação de Ensino do IFFar – Campus Santo Augusto, onde atuou até junho de 2018. “Durante o estágio pude atuar também em vários projetos de ensino e extensão, com o fim do contrato tornei-me bolsista de iniciação científica pela FAPERGS, em um projeto sobre formação de professores, coordenado pelo Professor Adão Caron Cambraia, o que me proporcionou passar 36 dias em Portugal no final de 2018 aplicando nossa pesquisa em Institutos e Universidades Portuguesas. Em 2019, continuei como bolsista de iniciação científica, mas agora pelo CNPq. Outras experiências importantes a serem mencionadas foram os eventos, capítulos de livros publicados, artigos, saberes construídos nos estágios, projetos, e demais vivências que o IFFar me proporcionou, e que contribuíram para minha trajetória acadêmica”.

O estudante diz não poder citar nomes nos agradecimentos pois sua lista seria muito extensa, mas agradece de coração a cada pessoa que contribuiu de uma forma ou de outra para sua conquista. “Se você e eu convivemos por um pequeno período de tempo eu já sou grato pelas aprendizagens e experiências que tivemos. Em especial agradeço aos meus pais e família, aos professores efetivos e substitutos do IFFar Campus Santo Augusto e de outros campi que conheci (todos, mas principalmente aos professores da sala de informática), todos os TAE’s (principalmente aos colegas do SAP/CGE/DE), aos servidores terceirizados, aos colegas e amigos da Licenciatura em Computação e aos meus alunos dos diferentes estágios”.