Página inicial > Santo Augusto > Palestra sobre Saúde Pública no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Notícias Santo Augusto

Palestra sobre Saúde Pública no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Publicado em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 01h29 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A disciplina eletiva de Saúde Pública, ministrada pela docente Camila Rodrigues Cabral, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar - Campus Santo Augusto, realizou no dia 15 de dezembro, a aula inaugural através de uma palestra online com a enfermeira Dra. Renata Santos sobre "A importância da Saúde Pública no Brasil".

Na ocasião, a Dra. Renata Santos fez um levantamento sobre a história da saúde pública brasileira, dando enfoque para o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltando aspectos importantes, como: a importância do SUS para a sociedade, como funciona e se organiza  as redes de assistência à saúde pública e o quão desafiador é estar a frente de cargos de gestão da saúde.

Além disso, a palestrante ressaltou o papel do biólogo para a saúde pública brasileira, destacando que esses profissionais podem ocupar cargos diversos relacionados à saúde, como pesquisadores em setores acadêmicos e institutos de pesquisas, como funcionários em secretarias de saúdes municipais e estaduais - dentro de programas de vigilância sanitária e epidemiologia - e, também, como professores em redes de ensino básico e superior, atuando como verdadeiros "agentes de saúde", na multiplicação do conhecimento e na prevenção de doenças.

Vale salientar que a Dra. Renata Santos é doutora em Enfermagem e atua na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), nas coordenações estaduais de urgência/emergência e de hospitais e unidades de referência do Rio Grande do Norte. A visão da palestrante como gestora de saúde pública foi um dos aspectos comentados pela turma de Ciências Biológicas, na fala da estudante Viviane Eckert, a qual ressaltou a importância dos estudantes terem acesso a um olhar para aspectos internos e de gestão do SUS.

Especialmente diante da pandemia pelo COVID-19 em que vivemos, a palestra foi finalizada exaltando o papel da Ciência para os avanços da saúde pública no Brasil e no mundo, a importância de manter-se os Institutos de Pesquisa e Educação no Brasil e o papel fundamental da existência do SUS para sociedade brasileira.