Página inicial > Santo Augusto > Conselho Superior do IFFar aprova Calendário Acadêmico 2021
Notícias Santo Augusto

Conselho Superior do IFFar aprova Calendário Acadêmico 2021

Publicado em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 01h45 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Conselho Superior do IFFar (Consup) realizou sua 4º Reunião Ordinária nesta quarta-feira (16). Entre as pautas, estavam o Calendário Acadêmico 2021 e regulamentos da Pós-Graduação e da Comissão Permanente de Assistência Estudantil. Confira destaques da reunião.

Consup nota 01

O primeiro semestre letivo de 2021 inicia no dia 5 de abril e vai até 31 de julho. O segundo, começa no dia 23 de agosto e termina em 23 de dezembro. Entre os dias 2 e 20 de agosto há um período de recesso e férias.

Normalmente, o período letivo do IFFar iniciaria já no mês de fevereiro para cursos de nível médio. O calendário foi, no entanto, atrasado devido aos períodos de suspensão de atividades durante a pandemia de Covid-19.

O segundo semestre de 2020 termina no dia 26 de fevereiro. Haverá, portanto, um período de férias escolares entre os anos letivos de 2020 e 2021 de 1º de março a 1º de abril.

Atividades devem continuar remotas pelo menos até fim do semestre

Durante a reunião do Consup, a reitora substituta* do IFFar, professora Nídia Heringer, falou a respeito do retorno das atividades presenciais. Recentemente, o Ministério da Educação publicou portarias definindo, primeiro no começo de 2021, e depois em 1º de março, o retorno das aulas presenciais.

A professora Nídia Heringer disse que as atividades do IFFar continuam ocorrendo de forma não presencial pelo menos até o fim do ano letivo de 2020, que se dá em 26 de fevereiro. Em consonância com outras instituições federais de educação brasileiras, o IFFar não acredita que a situação atual da pandemia no país permita o retorno das atividades presenciais.

A reitora substituta do IFFar disse que a instituição deve retomar a questão no mês de fevereiro, considerando a situação da pandemia no Brasil e avaliando a possibilidade de retorno ou não das atividades presenciais.

*A professora Nídia Heringer foi eleita como nova reitora do IFFar em 2020. No entanto, ela ainda não foi nomeada oficialmente. Com a atual reitora em férias, Nídia Heringer ocupa atualmente o cargo de reitora substituta.

IFFar vai ter Comissão Permanente de Assistência Estudantil

O Regulamento da Comissão Permanente da Assistência Estudantil do IFFar foi aprovado na reunião do Consup nesta quarta-feira (16). O diretor de Assistência Estudantil do IFFar Hermes Uberti explicou que a Comissão trará avanços para a instituição.

O antigo regulamento previa um Grupo de Trabalho e admitia apenas servidores assistentes sociais. Agora, a Comissão terá uma variedade maior de servidores técnicos e docentes. Além disso, o regulamento foi elaborado com a colaboração de estudantes do IFFar durante os encontros das lideranças estudantis.

De acordo com Hermes Uberti, a Comissão será mais um espaço para se colocar em prática a gestão democrática da instituição.

Os regulamentos da Pós-Graduação Stricto Sensu e da Pós-Graduação Lato Sensu do IFFar também foram aprovados na reunião do Consup. O regulamento anterior englobava as duas modalidades em apenas um documento e datava de 2013.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professor Arthur Frantz, as adequações foram necessárias em virtude da própria dinâmica institucional, que foi sendo aprimorada ao longo do tempo.

Consup - o Conselho Superior (Consup) é o órgão máximo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha), possuindo caráter consultivo e deliberativo. Fazem parte do Consup representantes de toda a comunidade acadêmica e comunidade externa da instituição. As decisões do Consup normalmente são publicadas como resoluções nos dias que sucedem as reuniões. Saiba mais sobre o Conselho, incluindo acesso às resoluções, datas e atas de reuniões neste link.