Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto integra comissão organizadora do III Encontro das Licenciaturas em Computação
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 19 de Janeiro de 2021, 16h56 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No dia 11 de janeiro aconteceu a primeira reunião virtual da Comissão Organizadora do III Encontro das Licenciaturas em Computação, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio de 2021 em formato online, integrando a programação do SENID 2021 (Seminário Internacional de Cultura Digital). O IFFar Campus Santo Augusto integra a comissão através do professor Dr. Adão Caron Cambraia, juntamente com o estudante egresso da Licenciatura em Computação, Uianes Biondo (atualmente mestrando na UFSM), a professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR – Campus Palotina, Ma. Paola Ponciano Braga (também egressa da Licenciatura em Computação) e o professor da UFSM, Dr. Sidinei Renato da Silveira.

Reunião Encontro das Lcs

Durante a reunião foi destacado que o primeiro desafio do evento é a ampliação de um para dois dias. Assim, está em construção uma grade de programação, que será divulgada em breve no site do SENID (https://www.upf.br/senid/). Embora tenha ocorrido a participação do IFFAR em todos os eventos, o encontro das Licenciaturas em Computação é interinstitucional, potencializando discussões acadêmicas sobre assuntos que envolvam educação, cultura digital e pensamento computacional.

O 1º Encontro das Licenciaturas em Computação aconteceu em 2013, dentro do SENID realizado pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Esse primeiro evento segundo o professor Adão, teve o intuito de conhecer outros cursos de Licenciatura em Computação do Brasil, já que na época era uma demanda dos alunos. “Isso foi propiciado com o convite a participação de professores de instituições que ofertam o curso, como: Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outras instituições que discutiram o papel do curso na sociedade.

IMG 20210114 WA0052

Na foto de 2013 estão os estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Computação do IFFar - Campus Santo Augusto que participaram do 1º Encontro das Licenciaturas em Computação

No intervalo de 2013 a 2020 não ocorreu o encontro das Licenciaturas em Computação, mas foi criado um tópico para apresentações de trabalhos específicos da computação dentro do SENID, proporcionando que demais professores do IFFAR participassem como avaliadores. Isso proporciona que a comunidade acadêmica se qualifique para além das discussões internas e conheça diferentes pesquisas realizadas nesse âmbito. Em 2020, o encontro foi retomado no SENID, de forma virtual e contou com palestras e painéis sobre os desafios dos Cursos de Licenciatura em Computação, com participação de professores do IFFAR, UFSM, USP, IFTM, IFBA e UNISC.

Para o professor Adão, o que ocorre durante o SENID contribui com diferentes instituições para alavancar as discussões de diferentes comunidades acadêmicas. “O evento é aberto a professores de todas as áreas do conhecimento que se preocupam em qualificar e dinamizar suas aulas. A cultura digital está presente na vida dos estudantes e nada mais justo do que a escola se apropriar desses recursos. Fica o convite a todos os cursos do IFFar para prestigiar o evento e enviar trabalhos sobre experiências em ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem articulações com conceitos de cultura digital e pensamento computacional na Educação”, destaca o professor.

Sobre o SENID:

O Seminário Internacional de Cultura Digital - SENID nasce do interior do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências em Matemática, ambos da Universidade de Passo Fundo - UPF. Conta com o envolvimento de instituições de ensino superior do Brasil e estrangeiras, Sociedade Brasileira da Computação, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. É destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais da educação interessados em discutir a temática da Inclusão Digital e os desdobramentos da Cultura Digital sobre os processos educativos formais ou não e, neste ano em específico, sobre as possibilidades do Ensino Híbrido. Seu objetivo é divulgar a produção científica e experiências realizadas no Brasil e no exterior nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão e cultura digital na educação.

Em 2021 será realizado de 26 a 28 de maio, e dará continuidade ao espaço de compartilhamento de experiências que o VI SENID criou ao contabilizar um total de 5.210 participantes inscritos formalmente, representando mais de 80 Instituições de Ensino Superior, localizadas em 10 estados brasileiros, além de participações de pessoas de 9 países diferentes. Para tanto, manterá seu formato 100% online. A temática norteadora dos Seminários Nacionais é “Cultura Digital na Educação”. Em 2021, dada a demanda imposta pela pandemia, o SENID proporá um conjunto de atividades que versarão sobre o “Ensino Híbrido e suas possibilidades”.

As inscrições para o SENID 2021 já estão abertas e podem ser feitas no site https://www.upf.br/senid/inscricoes