Página inicial > Santo Augusto > Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas assistem à palestra online sobre Política de Drogas no Brasil
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 03h26 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes do 8º semestre do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto assistiram na noite de segunda-feira, 1º de fevereiro, a uma palestra online sobre “Política de Drogas no Brasil: aspectos jurídicos e sanitários”, ministrada pelo professor de Direito Penal da Unijuí, Sergio Luiz Fernandes Pires.

A palestra foi realizada dentro da disciplina de Saúde Pública, tendo como responsável a professora Clarinês Hames. O professor Sergio abordou em sua fala a legislação brasileira que criminaliza o uso e a venda de drogas no Brasil, focado nos aspectos das políticas sanitárias, sendo essa temática de grande importância na formação dos professores de Ciências Biológicas, pois cabe a estes a responsabilidade de discutir esse assunto em sala de aula.

Segundo a estudante Viviane Eckert, discutir sobre o tema das drogas na formação acadêmica de professores trouxe uma perspectiva diferente de um dos assuntos polêmicos a ser tratado em sala de aula. “A palestra nos proporcionou informações sobre o tema, pelo viés jurídico. Falar sobre drogas em sala de aula é algo que nos deixa com uma certa insegurança, pois é muito presente em nosso cotidiano, mas muitas vezes não nos damos conta dessa realidade. Precisamos saber como abordar o tema, principalmente com os adolescentes, pois é um assunto delicado. Acredito que a discussão sobre drogas precisa ter uma frequência maior, tanto em sala de aula, quanto em grupos de conversas, porque é durante essas discussões que podemos ajudar e deixar claro como elas agem na nossa vida e como podem ser destrutivas”, destaca a estudante.

Para estudante Vitória Gabriele Coradin Damasceno, o professor Sergio tem muita propriedade para falar sobre o tema e soube adaptar suas falas para os estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, o que facilitou a compreensão sobre o assunto. “Conhecíamos, por exemplo, sobre a maconha e seu efeito no organismo, mas não conhecíamos o lado penal disso. Outro ponto importante que o professor Sergio abordou foi que a Educação propriamente dita e a medicina preventiva são as maiores contribuições para vencermos as drogas, o que nos fez ter ainda mais noção do nosso papel como professores”.

A palestra com o professor Sérgio pode ser acessada nesse link: https://youtu.be/ViWf_Q04XO8

Palestra professor Sérgio 2