Página inicial > Santo Augusto > Egressa do Curso Técnico em Agroindústria na modalidade Proeja teve a vida transformada com o curso
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 04 de Março de 2021, 01h07 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio na modalidade Proeja, oferecido pelo IFFar – Campus Santo Augusto já mudou a vida de muitos estudantes que por ele passaram.

É o caso da egressa, Anita Dassow, de 38 anos, natural de Santo Augusto, que ingressou no PROEJA em 2015, após ter ficado sabendo das inscrições do curso pela rádio local. “Na época, após saber do curso pela rádio, pedi mais informações para uma conhecida que cursava o técnico em agropecuária e ela disse que era muito bom estudar no IFFar, o que me incentivou a voltar a estudar. Enfrentei muitas dificuldades no início pois estava grávida, mesmo assim não desisti”.

Anita em sua certificação de Técnica em Agroindústria

Anita destaca ter ficado impressionada com a estrutura da instituição e tudo que ela poderia aprender no curso. “Os professores sempre estiveram dispostos a ajudar. Aproveitei cada minuto e busquei aprender cada vez mais. Com tudo que aprendi consegui emprego num restaurante onde pude colocar em prática as boas normas de fabricação, tudo sobre higiene e contaminação cruzada e também pude fazer diversos tipos de conservas que aprendi durante o curso”.

Além do emprego no restaurante, após a conclusão do curso técnico em Agroindústria, no final de 2017, Anita decidiu continuar os estudos no IFFar e foi aprovada no curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, no qual ingressou em 2018. “Estou adorando o curso, é um sonho realizado poder fazer uma faculdade, e foi graças ao Proeja que obtive tudo isso”.

Anita trabalha há dois meses em uma agroindústria local, onde foi contratada devido a sua formação técnica na área. “Antes do Proeja eu era apenas uma dona de casa, hoje tenho um emprego, ganho meu próprio dinheiro e posso sustentar meus filhos. Tenho muita esperança de dias melhores depois que me formar em Ciências Biológicas, para poder dar um futuro ainda melhor aos meus filhos”.

A estudante agradece muito aos professores do curso, principalmente a professora Janice Pinheiro Boeira, Coordenadora do Proeja até o mês passado. “A professora Janice me ajudou muito, não me deixou desistir, tenho um carinho imenso por ela e uma gratidão enorme. Quem ainda não tem o ensino médio e deseja uma vida melhor tem que aproveitar a oportunidade de estudar no IFFar e fazer o Curso Técnico em Agroindústria, porque ele abrange uma variedade imensa de coisas que se pode fazer depois de concluído e mais ainda pra quem deseja empreender”, destaca a estudante.

O Curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio na modalidade Proeja atualmente é coordenado pela professora Giovana Kaffer e está com inscrições abertas até o dia 23 de março. Podem ingressar candidatos com mais de 18 anos que ainda não tenham concluído o ensino médio. O curso oferta 35 vagas no turno vespertino. Mais informações podem ser obtidas no site www.iffarroupilha.edu.br/santo-augusto.