Página inicial > Santo Augusto > Professora do IFFar - Campus Santo Augusto defende tese de Doutorado
Notícias Santo Augusto

Professora do IFFar - Campus Santo Augusto defende tese de Doutorado

Publicado em Sexta, 12 de Março de 2021, 17h31 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A professora do IFFar - Campus Santo Augusto, Miquela Piaia, defendeu no final do mês de fevereiro a sua tese de Doutorado desenvolvida pelo Programa de Pós Graduação de Estudos Linguísticos/Linguística Aplicada da Universidade de Passo Fundo – UPF.

O trabalho intitulado “Atelier de textos: prática multimodal de leitura, escrita e oralidade na escola”, foi avaliado pela banca composta pelos seguintes professores: Ernani Cesar de Freitas, presidente (UPF) – Pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem; Rosângela Gabriel (UNISC) – coordenadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras da Unisc; Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL), professora associada da Universidade Estadual de Londrina- UEL, pós-doutora em Estudos Linguísticos; Fabiane Verardi (UPF) – pós-doutora em Teoria Literária (Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo); Luciane Sturm (UPF) – doutora em Estudos Linguísticos/Linguística Aplicada, coordenadora da Assessoria Internacional da UPF.

Na tese, indicada pela banca para concorrer ao Prêmio Capes de Tese, Miquela destaca que novos modos de fazer educação precisam ser pensados para contemplar o cenário contemporâneo, permitindo a produção, a criação, a colaboração e o compartilhamento de ideias e saberes, no trato da multimodalidade, através de práticas de multiletramento no ensino de língua(gens). A partir dessas considerações, foi construída uma proposta de prática de ensino para a promoção de multiletramentos em língua materna e estrangeira para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFFar – Campus Santo Augusto, tendo por objetivo geral aplicar e analisar o desenvolvimento de uma proposta didática que contribua com a prática de multiletramentos no contexto escolar, utilizando gêneros literários, e que promova o protagonismo e autoria discente.

Segundo a professora Miquela, o desenvolvimento dessa prática, utilizando ferramentas multissemióticas, culminou na produção de obras literárias bilíngues em formato impresso e digital. Os resultados da investigação permitem concluir que o procedimento sequência didática potencializou/oportunizou o domínio dos multiletramentos, caracterizados pela diversidade cultural e pelo entrelaçamento de variados sistemas semióticos, multimodais.

WhatsApp Image 2021 02 25 at 18.38.42

WhatsApp Image 2021 02 26 at 17.24.38