Página inicial > Santo Augusto > Concluintes de Licenciatura em Ciências Biológicas são aprovadas em Mestrado com bolsa integral
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 30 de Março de 2021, 16h53 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

As concluintes da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto, Carol Severo e Laura Teresa Müller, foram aprovadas recentemente para o Mestrado no Programa de Pós Graduação de Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana – UFN de Santa Maria. Carol ficou em 2º lugar na seleção e Laura em 4º, o que garantiu para ambas, bolsa integral da CAPES ao longo do curso. As estudantes deverão colar grau em gabinete pelo IFFar – Campus Santo Augusto nos próximos dias.

Carol e Laura

Carol tem 24 anos, é natural de Planalto/RS, mas reside atualmente em Esperança do Sul. Ingressou no IFFar em 2017 buscando uma formação gratuita e de qualidade, no qual o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se mostrou uma ótima opção dentro do seu interesse, que era a biologia. “Ao entrar para o curso meu interesse não era a área pedagógica, mas sim, a área técnica de biologia. Entretanto, no decorrer do curso minhas perspectivas mudaram, especificamente, devido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e as aulas de Práticas Curriculares – PECC, ministradas pela professora Camila Copetti. Com a vivência do PIBID e o contato com os materiais didáticos na PECC, pude desenvolver um grande interesse pelas estratégias didáticas lúdicas. Nesse espaço de pesquisa, análises  e confecções, despertei um maior interesse na questão dos jogos didáticos, pois é possível aliar a criatividade com diferentes temáticas, para a promoção de um processo de ensino e aprendizagem descontraído, lúdico e significativo”.

A estudante Carol agradece a todos que fizeram parte desses 4 anos, colegas, a coordenadora que esteve à frente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas até o início desse ano, professora Inaiara Rosa Oliveira. “Agradeço também a todos os professores do curso, pois cada um teve sua importante contribuição na minha formação, especialmente, a professora Camila Copetti, que sempre me incentivou e valorizou minha dedicação para com as atividades, me fazendo despertar a vontade de ser professor.

Laura tem 23 anos, é natural de São Martinho/RS, mas reside atualmente em Santo Augusto. Sua história com o IFFar - Campus Santo Augusto iniciou em 2012, quando ingressou no Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. “Ao longo dos três anos do Ensino Médio, tive a oportunidade de criar laços e experiências com a Biologia e a área do Ensino, através da participação em projetos de Monitoria, mas após a conclusão do técnico, em 2015 segui rumos que me levaram a aprovação e ingresso em um curso de Odontologia com bolsa integral Prouni. Apesar de ser o curso no qual tinha almejado seguir minha vida profissional, fatores como a distância e a saudade da família passaram a me incomodar, já que a Universidade ficava a 600 km de casa. Em 2017 vi a possibilidade de uma transferência voluntária para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar - Campus Santo Augusto. A instituição que refletia para mim alegria e excelência e um curso que significava a oportunidade de aliar vida acadêmica e familiar, além de resgatar a paixão pela Biologia e pelo Ensino”.

Ao longo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Laura trilhou caminhos que pudessem colaborar para a inserção em um mestrado acadêmico na área do ensino, como: publicações na área da Educação e do Ensino, participação em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS e estagiária nos laboratórios de Ciências Biológicas. “O currículo construído ao longo do curso me levaram a aprovação no Mestrado, agora, apesar do distanciamento físico do IFFar - Campus Santo Augusto, levo no coração essa instituição que faz parte da minha história e sigo na busca do meu crescimento pessoal e profissional. Aproveito a oportunidade para demonstrar minha gratidão a todos os professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnicos Administrativos que contribuíram para essa trajetória, em especial a professora Camila Copetti que ao longo de todo o andamento do curso, me motivou e me ajudou para o ingresso ao mestrado”, destaca a estudante.