Página inicial > Santo Augusto > Equipe Diretiva do IFFar - Campus Santo Augusto participa de reunião junto ao executivo municipal
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 27 de Abril de 2021, 21h34 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na manhã desta terça-feira, 27 de abril, integrantes da equipe diretiva do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto estiveram participando de uma reunião na Prefeitura Municipal de Santo Augusto.

Na ocasião, foram tratados dois assuntos de extrema importância para o campus: a aquisição e doação de 10 a 25 hectares de área de terra para o campus, com objetivo de ampliar a extensão e oportunizar melhor espaço de área agricultável para experimentos e o desenvolvimento de aulas práticas para os cursos da área agrícola (Técnico em Agropecuária, Tecnólogo em Gestão do Agronegócio e Bacharelado em Agronomia) e a elaboração de Projeto Geométrico para viabilidade de acesso ao IFFar - Campus Santo Augusto, no Km 70+432,50 metros (lado direito) da ERS 155 no município de Santo Augusto.

Participaram da reunião os seguintes representantes do IFFar – Campus Santo Augusto: a Diretora Geral, Márcia Fink; a Diretora de Administração substituta, Elizangela Sulzbach Pasa; o Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Tarcísio Samborski; a Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Substituta, Ana Luisa Lorenzon; o Coordenador de Produção, Jarbas Machado de Melo; o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Cristiano Nunes dos Santos e a Coordenadora do Curso Superior de Bacharelado em Agronomia, Lidiane Cristine Walter. Por parte da Prefeitura Municipal, participaram do encontro: a prefeita municipal, Lilian Fontoura Depiere; o Vice-prefeito,Vanderlei Carpes Martins; o Assessor de Projetos e Captação, Eugênio Frizzo e como convidado da Sociedade Civil, o arquiteto Otávio Polo.

WhatsApp Image 2021 04 27 at 10.44.19

Participantes da reunião junto ao executivo municipal de Santo Augusto

Referente ao tema aquisição e doação de área de terra, foi apresentado um relato da atual situação do IFFar - Campus Santo Augusto, frente aos cursos ofertados pelo Eixo de Recursos Naturais, também foram destacadas quais áreas da instituição que são utilizadas para fins didáticos pelos cursos. Atualmente a extensão do campus, compreende um total de 20,5 hectares, sendo desses 12.504,44m² de área construída e aproximadamente 8 hectares de área de aplicação agricultável, distribuídas em 0,8 ha para área experimental, 2,3 ha para bovinocultura, 0,65 ha para ovinocultura, 0,5 ha de pomar, 1 ha de aruana e demais aplicações de uso prático nos cursos.

Vista aérea com as divisões agricultáveis

Vista aérea do Campus com as divisões das áreas agricultáveis

Após apresentação feita por parte da equipe diretiva do Campus, a Prefeita Lilian Fontoura Depiere, apresentou a atual situação orçamentária do município, também contextualizou os projetos que estão sendo pensados e se comprometeu na seguinte perspectiva: primeiramente mapear junto aos proprietários de terra limítrofes do IFFar – Campus Santo Augusto, quais tem interesse em venda de terra (prazo de 30 dias); posteriormente será feita uma Proposta de Arrendamento provisório inicial, com previsão de compra (dentro dos preceitos da legislação vigente), enquanto se busca recurso orçamentário e organização do processo em si de compra; e por fim a efetivação da aquisição e doação da área de terra para a instituição, num prazo de 1 a 3 anos.

Quanto ao segundo ponto de pauta, que tratou da Elaboração de Projeto Geométrico para acesso ao IFFar – Campus Santo Augusto, o arquiteto Otávio Polo apresentou o projeto já encaminhado, protocolado e aprovado junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que trata da pavimentação asfáltica de acesso da ERS 155 até a instituição, projeto este diferente do ponto de pauta da reunião, sendo necessária, a partir de agora, a elaboração do Projeto Geométrico, que liga-se ao projeto de pavimentação asfáltica.

Projeto

Recorte do Projeto inicial de solicitação de viabilidade de acesso junto ao DAER/RS (Gestão 2016 - 2020)

Ficou acertado que o Campus indicará um servidor para acompanhar junto ao Executivo Municipal o andamento dos projetos e de maneira coletiva serão buscados recursos financeiros para a elaboração do Projeto Geométrico e execução do mesmo, bem como, para a execução do Projeto de Pavimentação Asfáltica já protocolado junto ao governo do Estado.

Além das pautas principais, também foram discutidos outros temas importantes, como a criação de parcerias entre o município e o IFFar, para o desenvolvimento de projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão, bem como, a criação de cursos de Proeja FIC e de Formação Inicial e Continuada, entre outros.

Segundo a Diretora Geral, Márcia Fink, a reunião foi muito positiva: “notamos uma receptividade da Prefeita Lilian na acolhida de nossos pleitos. Podemos dizer que a Gestão 2021-2025 do IFFar - Campus Santo Augusto iniciou com o pé direito no estabelecimento de uma relação amistosa entre a instituição e o poder Executivo Municipal de Santo Augusto, dando continuidade assim, às relações já estabelecidas em gestões anteriores.”

Vista aérea o Celeiro

Foto aérea do Campus cedida pelo Jornal Celeiro