Página inicial > Santo Augusto > Professor desenvolve atividades lúdicas nas aulas de Biologia
Notícias Santo Augusto

Professor desenvolve atividades lúdicas nas aulas de Biologia

Publicado em Terça, 31 de Agosto de 2021, 20h20 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor Gustavo Marques da Costa promoveu com os estudantes dos 1º anos dos cursos técnicos em Administração e Alimentos, a partir dos assuntos vistos em aula sobre citologia, a criação de células comestíveis com a identificação de suas respectivas estruturas. Na aula síncrona, eles tiveram a oportunidade de apresentar e explicar todas as estruturas observadas na célula, associando assim, teoria e prática.

Segundo o professor Gustavo, a produção de uma célula animal e vegetal com o uso de alimentos, no componente curricular de Biologia, é uma estratégia de ensino que possibilita desenvolver no aluno a criatividade, a investigação e o aprofundamento do conhecimento em relação às estruturas celulares, bem como dinamizar as aulas remotas, principalmente no período pandêmico na qual estamos vivendo. Além disso, a confecção dessas células permite uma mediação entre ensino e aprendizagem e a possibilidade do aluno de construir conceitos e relembrar informações vistas em aula, assim associando teoria e prática.

O professor Gustavo também promoveu na disciplina de Geologia, com os estudantes do 8º semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas a crianção de vídeos. Os alunos foram desafiados a criar um telejornal envolvendo o assunto rochas, onde deveriam utilizar a criatividade e a expressão verbal.

atividade foi proposta pelo professor no início do primeiro semestre. Os alunos precisavam apresentar no telejornal informações sobre as rochas e o tempo geológico. A turma acabou se envolvendo e gostou de realizar a atividade, pois associaram os conteúdos com a tecnologia da informação e também destacaram a importância do conteúdo poder chegar de uma outra forma para a população. Os vídeos com os telejornais estão disponíveis no facebook do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (https://www.facebook.com/licenciatura.cienciasbiologicas.9).