Página inicial > Santo Augusto > IFFar - Campus Santo Augusto desenvolve ações com agroindústrias da região através do programa IF Mais Empreendedor
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 21 de Setembro de 2021, 16h57 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto está desenvolvendo ações por meio do Programa IF Mais Empreendedor, através do projeto “Assessoria às agroindústrias para a qualificação de processos de comercialização e comunicação”, com o objetiva de assessorar micro e pequenas agroindústrias de gestão familiar, impactadas pela pandemia da COVID-19, a reestruturar suas estruturas de negócio com ênfase nos processos de comercialização e comunicação, através da formação dos gestores e elaboração de novos planos de negócios.

Logo IFMAISEMPREENDEDOR 488x283 equal

Participam de forma gratuita do programa seis agroindústrias da região de abrangência do Campus Santo Augusto, inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ): Embutidos Milani (Inhacorá), Embutidos Antonow (Santo Augusto), Artelac (Santo Augusto), Franceschi Embutidos de Tenente Portela, Agroindústria Guerra de Tenente Portela e Defumados e Embutidos Bobato de Três Passos.

A equipe de consultores é formada por seis estudantes do Campus Santo Augusto: Ana Júlia Allebrandt Taborda (Técnico em Administração), Beatriz d´Acampora (Técnico em Agropecuária), Isabel Kist (Técnico em Alimentos), Marisa Kuhn (Bacharelado em Administração), Márcoli Classmann (Tecnólogo em Gestão do Agronegócio), Willian M. dos Santos (Tecnologia em Alimentos), sendo supervisionada pelo coordenador do projeto, Francisco Sperotto Flores. As atividades de consultoria vêm sendo desenvolvidas desde o mês de junho com término previsto em dezembro de 2021.

Segundo a equipe de consultores, com intuito de conhecer melhor a realidade de cada negócio, foram realizadas entrevistas por meio da plataforma on-line, Google Meet. Nas oportunidades, foi conversado com os gestores e proprietários a fim de ouvir as suas demandas e conhecer melhor cada empreendimento. A partir das informações coletadas pelo diagnóstico situacional será elaborado um plano de ação buscando definir os objetivos, metas e as ações necessárias para a implementação de melhorias nos processos de gestão dos canais de comercialização, comunicação e melhorias no processo de gestão. Cada agroindústria participante pode definir individualmente os objetivos, metas e ações a serem desenvolvidas, com o auxílio da equipe de bolsistas e sob supervisão do coordenador de equipe.

Equipe de consultores do Programa participando de entrevistas com proprietários da Franceschi Embutidos e da Agroindústria Guerra

Saiba mais sobre o Programa IF Mais Empreendedor Nacional:
O programa é uma iniciativa do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA). Tem por objetivo estimular a participação de servidores e estudantes em projetos voltados à remodelagem de empreendimentos com vistas ao enfrentamento da crise econômica, sanitária e social decorrente da pandemia de Covid-19, visando fomentar ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação, através da execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais, desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.