Página inicial > Santo Augusto > ALUNOS DE AGROPECUÁRIA ASSISTEM PROCESSO DE FENAÇÃO
Notícias Santo Augusto

ALUNOS DE AGROPECUÁRIA ASSISTEM PROCESSO DE FENAÇÃO

Publicado em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 18h04 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior
Acompanhados da professora, Lidiane Walter; do técnico em agropecuária, Evandro Steffen; e do veterinário Jarbas Melo; Alunos do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto, puderam conhecer na manhã desta quarta-feira, dia 28 de setembro, no terreno do próprio Instituto, o processo de enfardamento de feno. O feno é obtido mediante a exposição ao sol e ao ar da planta cortada (geralmente capim), reduzindo-se o seu teor de umidade de 65 a 85% para 10 a 15%. É utilizado na alimentação de ruminantes, e para a produção dos fardos, são necessários três tipos de máquinas: a segadeira (que colhe o capim) , a enleiradeira (que já deixa o produto colhido em leiras) e a enfardadeira (que embala o produto), e entre o trabalho de colheita e de enfardamento, o tempo varia de três a seis dias, dependendo das condições climáticas. O clima também interfere na produtividade da enfardadeira que, segundo o agricultor e operador, Rogério Gilson Andriguetto, pode variar de 200 a 300 fardos por hora. A produção desta semana será destinada aos animais do setor de Agrárias do Campus Santo Augusto.