Página inicial > Santo Augusto > Projeto Prorobótica inicia atividades de formação de equipes
Notícias Santo Augusto

Projeto Prorobótica inicia atividades de formação de equipes

Publicado em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 16h39 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O projeto de iniciação tecnológica “Prorobotica: pensamento computacional na Educação Básica” iniciou este mês as atividades de formação das equipes. Tendo como coordenador o professor do IFFar  - Campus Santo Augusto, Dr. Adão Caron Cambraia, o projeto é voltado à promoção da iniciação tecnológica tendo como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas, associados ao ensino, pesquisa e extensão.

O primeiro encontro online do projeto aconteceu no dia 06 de dezembro, através da formação conjunta com a equipe do Campus de Júlio de Castilhos, coordenada pela professora Drª. Angélica Oliveira, tendo como tema “Metodologias Ativas com programação Scratch”, ministrado pela professora do IFFar, Maria Angélica Figueiredo de Oliveira. O segundo encontro aconteceu no dia 08 de dezembro, com o tema “Computação desplugada”, ministrado pela professora Dr. Aline Bona do IFRS. O terceiro encontro aconteceu no dia 10 de dezembro, com o tema “Scratch para robótica”, ministrado pelo professor da UPF, Dr. Marco Trentin. O quarto e último encontro será no dia 17 de dezembro, com o tema “Momentos pedagógicos e projetos integrados com Scratch”, ministrado pelo servidor do Campus Santo Ângelo, Rodrigo Thomas (mestrando do ProfePT/IFFar) e pelo professor municipal e bolsista do projeto Uianes Biondo (egresso da Licenciatura em Computação do Campus Santo Augusto atualmente mestrando na UFSM).

Equipe do projeto

Segundo o professor Adão, esta primeira etapa, de formação dos multiplicadores (equipe do projeto e voluntários) é a ‘alma’ do projeto, pois eles serão os responsáveis pelas atividades que a serem desenvolvidas posteriormente em março. “Participam desta etapa professores da rede municipal, professores do IFFar e alunos da Licenciatura em Computação e do curso técnico em informática do IFFar – Campus Santo Augusto. Após essa etapa das formações, o grupo irá construir materiais didáticos para as oficinas a serem realizadas com os alunos a partir de março As atividades presenciais serão desenvolvidas ao longo de 2022, pelos voluntários e colaboradores externos com apoio dos monitores, nos municípios de Santo Augusto (367 estudantes), Nova Ramada (50 estudantes) e Passo Fundo (210 estudantes)”, explica o professor.

A proposta, que foi uma das três contempladas no IFFar na Chamada pública realizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, visa a popularização da tecnologia e computação no Ensino Fundamental através do desenvolvimento de atividades de programação e robótica para utilização em sala de aula e oferta de curso a distância, para mais de 600 estudantes da Educação Básica, com a temática “Computação e Programação na Educação Básica”, através de encontros presenciais em cada módulo.