Página inicial > Santo Augusto > IFFar divulga orientações pedagógicas para o retorno presencial
Notícias Santo Augusto

IFFar divulga orientações pedagógicas para o retorno presencial

Publicado em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 16h44 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Documento elaborado pela PROEN apresenta diretrizes organizadas em três dimensões.

Anexos:

6.png

Após dois anos de atividades de ensino quase que inteiramente remotas, o IFFar finalmente vislumbra a possibilidade de início de um ano letivo presencial, a partir de fevereiro. Para guiar essa transição, a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) publicou "Do remoto ao presencial: orientações pedagógicas para o retorno das atividades letivas presenciais"

Na introdução, destaca-se a importância de "proporcionar condições para que todos os estudantes possam dar continuidade ao seu processo formativo com êxito". Nesse sentido, o documento menciona que o planejamento do ano letivo de 2022 "precisará considerar as aprendizagens dos anos anteriores, assim como as condições sociais, cognitivas e psicológicas dos sujeitos envolvidos, as quais sofreram os impactos do isolamento social e demais intercorrências do contexto pandêmico".

As orientações são apresentadas a partir de três dimensões: a) eixos do trabalho pedagógico, que correspondem aos aspectos centrais que devem ser observados para o retorno à presencialidade, conforme a Resolução CNE/CP n.º 02/2021; b) contextualização sobre cada eixo, considerando a realidade institucional; c) ações, com vistas a colocar em prática os eixos do trabalho pedagógico que irão orientar o planejamento  em cada campus, curso, nível ou modalidade de ensino.

O documento está disponível nos anexos desta notícia. Acesse normativas e orientações referentes ao ensino remoto, publicadas ao longo de 2020 e 2021, nesta página.