Página inicial > Santo Augusto > IFFar comemora 13 anos de criação
Notícias Santo Augusto

IFFar comemora 13 anos de criação

Publicado em Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 14h08 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Lei que instituiu os IFs e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi promulgada neste dia, em 2008.

WhatsApp Image 2021-12-29 at 15.02.30 (1).jpeg

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) completa, hoje, 29 de dezembro, 13 anos de criação. Foi nesse dia, no ano de 2008, que foi promulgada a Lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando 38 Institutos Federais em todos os estados brasileiros.

O IFFar nasceu da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul (criado em 1954), de sua unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos (cujo funcionamento iniciou em 2008), da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (criada em 1954), e do acréscimo da unidade Descentralizada de Ensino de Santo Augusto (cujo funcionamento iniciou em 2007), que anteriormente pertencia ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves.

Atualmente, são 14 unidades, com 13.710 mil estudantes matriculados. Além dos campi, da reitoria e dos centros de referência, o IFFar conta com 15 polos de Educação a Distância. Ao total, 1.427 servidoras e servidores efetivos fazem parte do quadro de profissionais do Instituto Federal Farroupilha.

O ensino nos Institutos Federais tem ênfase na integração de uma formação geral, laica, com princípios humanistas e de base cultural ampla, partindo de contextos regionais, e de uma formação voltada para o trabalho. No IFFar, esses princípios basilares se concretizam por meio da oferta de cursos de diferentes níveis e modalidades, que vão desde cursos de formação inicial e continuada, passando pelo ensino médio integrado à educação profissional, até a pós-graduação. Em todas as unidades, a oferta de cursos atende, preferencialmente, às necessidades locais e regionais.

REDE FEDERAL

A Rede Federal é composta por 38 IFs; 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet); 22 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais, o Colégio Pedro II e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). As instituições, cujos papéis de orientação e supervisão competem à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), possuem seus respectivos campi associados, totalizando mais de 660 unidades, distribuídas em todo o território nacional.

Captura de Tela 2021-12-29 às 15.39.57.png

Imagem: dados sobre o IFFar (2021)

HISTÓRICO DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS DO IFFAR

2009 - O IFFar iniciou suas atividades com os campi Alegrete, Júlio de Castilhos, Santo Augusto e São Vicente do Sul. Nesse ano, também foi constituída a Reitoria, no município de Santa Maria.

2010 - Com o Programa de Expansão da Rede Federal, entraram em atividade os campi Santa Rosa, São Borja e Panambi.

2013 - Foi inaugurado o Campus Jaguari, mesmo ano em que o Conselho Superior aprovou o primeiro Regimento Geral do IFFar (Resolução 010/2013) e iniciaram-se as atividades no Campus Avançado Uruguaiana.

2014 - Entrou em atividade o Campus Santo Ângelo e foram realizadas as primeiras seleções de alunos de cursos técnicos subsequentes para os Centros de Referência. Ainda nesse ano, em julho, o processo de desvinculação do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, CAFW, iniciado na UFSM em 2011, foi aprovado pelo Conselho Superior daquela instituição e iniciou-se o processo de migração do CAFW para o IFFar.  No final de dezembro do mesmo ano (Portaria DOU 1.075) o Campus Frederico Westphalen passou oficialmente a integrar o IFFar.

2018 - o IFFar e a Rede Federal de EPCT completaram 10 anos. Foi uma década em que a interiorização da educação pública gerou a oferta de milhares de vagas em cursos presenciais e a distância, promovendo desenvolvimento pessoal e social.