Página inicial > Santo Augusto > Campus Santo Augusto tem dois trabalhos destaque na VII MEPT
Notícias Santo Augusto

Campus Santo Augusto tem dois trabalhos destaque na VII MEPT

Publicado em Sexta, 14 de Outubro de 2016, 18h25 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Nos dias 07 e 08 de outubro aconteceu a VII MEPT - Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IF Farroupilha, no Campus Panambi, e contou com a participação de estudantes, servidores docentes e técnicos administrativos. O objetivo da Mostra da Educação Profissional e Tecnológica é oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos realizados por estudantes e servidores do Instituto Federal Farroupilha e das instituições de ensino convidadas, que tenham empreendido ações desenvolvidas no campo do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

O Campus Santo Augusto foi destaque no evento com o trabalho, “City Marketing: Dimensões importantes para uma Cidade de bem Viver”, considerado o Melhor Projeto de Pesquisa da Categoria Pôster, apresentado pelo aluno Sebastião Nelson de Araújo Martins Filho e orientado pela professora Simone Beatriz Nunes Ceretta. O objetivo do estudo foi identificar os atributos considerados prioritários para os cidadãos quando exercem o papel de moradores, estudantes, trabalhadores, investidores e visitantes. Tais atributos são informações pertinentes a serem utilizadas por gestores públicos na elaboração de um planejamento estratégico que torne as cidades atrativas a este público. O mesmo trabalho anteriormente havia recebido prêmio de Trabalho Destaque do Eixo de Gestão e Negócios da Pré-Mept de Santo Augusto.

Segundo a professora Simone, trata-se de uma temática inovadora na área do marketing, cujo significado vai muito além daquilo que popularmente as pessoas consideram que esse processo inclui. “Hoje existe uma preocupação com relação a migração das pessoas para cidades maiores e os municípios pequenos acabam perdendo em termos de desenvolvimento por desconsiderarem a demanda da sua população por uma cidade de "Bem viver". Além disso, o projeto propicia a inserção do aluno no mundo da pesquisa, agregando conhecimento e novas motivações para a continuidade e busca de novos aprendizados.”

O aluno Sebastião diz que sua vida teve grandes mudanças quando veio estudar no IFFar Santo Augusto. “Comecei a conhecer e também conviver com novas pessoas, colegas, professores e amigos. Recebi a oportunidade de ser Bolsista de um Projeto de Pesquisa. Eu não fazia ideia de que isso existia, e nem sabia o que isso significava, nunca tinha ouvido falar. E receber a oportunidade de participar de um, foi algo extremamente novo e curioso que me deixou fascinado, principalmente pela ideia de me tornar um pesquisador. Mas nada disso seria possível se eu não tivesse ao meu lado bons professores e bons educadores, inclusive minha orientadora professora Simone, que me deu todo o apoio e confiança para que isso se tornasse realidade”.

O Campus Santo Augusto também foi destaque, com o trabalho que obteve o 3º lugar na modalidade ensino,“Pensando estratégias para estudar melhor: alguns efeitos do desenvolvimento de Projeto de Ensino do IFFar Campus Santo Augusto”, apresentado pela aluna Ingrid Pacheco, sob orientação da pedagoga Beatris Gatermann.  O trabalho foi produzido pelas alunas Ingrid Pacheco e Luiza Retmann a partir do Projeto de Ensino Estudar pra Valer, desenvolvido desde ano de 2015, com objetivo de estimular os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio a identificar e utilizar no dia a dia diferentes estratégias de estudo.

Segundo a pedagoga Beatris, foi o único trabalho do Campus Santo Augusto que foi indicado para ser apresentado oralmente na MEPT, pela sua relevância. “O trabalho foi produzido sob minha orientação, tendo como objetivo principal de identificar os efeitos do desenvolvimento do projeto na vida escolar dos estudantes participantes do projeto no ano de 2015”.