Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do Bacharelado em Administração são estimulados a criar produtos inovadores em aula
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 13 de Abril de 2022, 17h01 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes do 3º semestre do curso superior de Bacharelado em Administração participaram na noite de segunda-feira, dia 11, de uma atividade lúdica desenvolvida na disciplina de Marketing I, ministrada pela professora Simone Beatriz Nunes Ceretta. A atividade consistia na apresentação de produtos inovadores desenvolvido pelos alunos, em um seminário denominado Café do Marketing.

Os produtos apresentados foram criados durante as aulas da disciplina de marketing. Os alunos divididos em grupos, deveriam desenvolver um produto inovador, determinar seus atributos e benefícios, segmentação e posicionamento de mercado, bem como a marca e a embalagem e depois apresentar o produto para a turma no Café do Marketing.

Surgiram produtos diversos como pão, docinhos, alimentos funcionais, sobremesas, cada qual apresentando algo inovador, como um novo sabor, um novo formato, uma embalagem diferenciada. Despertou a atenção da docente o envolvimento dos alunos na atividade, uma vez que, até se caracterizaram com vestimenta de executivos para a apresentação. Evidenciou-se o cuidado em cada produto elaborado, pois visualmente estavam muito criativos.

Segundo a professora Simone, a denominação de “Café do Marketing” foi selecionada por caracterizar um encontro de discussão de gestores, no qual a bebida “café” geralmente está presente. Além disso, tratando-se de produtos alimentares, indiretamente se proporciona a interatividade, o prazer e a união da turma de alunos. “Os resultados demonstram que a atividade lúdica é uma experiência eficaz permitindo a aprendizagem vivencial, na qual o aluno assimila os conceitos trabalhados teoricamente, exercendo competências como criatividade, inovação, trabalho em equipe e proatividade”, destaca a professora.

Essa atividade já é tradicionalmente realizada pela professora Simone dentro da disciplina de Marketing nos diferentes cursos, tendo sido descrita em artigo publicado por ela na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, sob o título de “Possibilidade de engajamento discente na educação profissional e tecnológica através da aprendizagem vivencial, disponível no link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11102/pdf.