Página inicial > Santo Augusto > IFFar promove atividades sobre consciência indígena durante o mês de abril
Notícias Santo Augusto

IFFar promove atividades sobre consciência indígena durante o mês de abril

Publicado em Segunda, 18 de Abril de 2022, 19h49 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio no Brasil e em vários países do continente americano. Em alusão à data, o IFFar desenvolve uma programação com temáticas indígenas em todos os campi durante o mês de abril.

noticiamêsdaconsciênciaindígena18042022

O dia 19 de abril foi instituído no Brasil como "Dia do Índio" em 1943. No entanto, de acordo com os Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFFar (Neabis), há uma ampla discussão a respeito da nomenclatura da data, por seu uso folclórico e, consequentemente, pejorativo. Inclusive, há propostas de mudança da expressão para "Dia dos Povos Indígenas" ou, ainda, "Dia da Diversidade Indígena".

O IFFar, de forma a não enfatizar um dia apenas, mas sim fazer referência à história de lutas e resistência dos povos indígenas pela sobrevivência e preservação de suas culturas, optou por trabalhar com "Mês da Consciência Indígena". As atividades foram organizadas pelos Neabis dos campi do IFFar.

No dia 12 de abril, a reitoria do IFFar junto do Campus Frederico Westphalen promoveu uma live com o tema 'E os estudantes indígenas?'. No encontro, foi abordado o programa de inclusão indígena da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Participaram do encontro as professoras Maria Alice Canzi Ames, da UFRGS, Lucélia Peron, doutoranda da UFSC e Roselei Cella, da UPF. Também participaram os estudantes Sival Cadete, da UFFS, e Samira Kafej Tomás Pereira, do IFFar - Campus Frederico Westphalen. A atividade foi transmitida pela WebTV do IFFar e está disponível através deste link.

No Campus Santo Augusto no dia 25/04, às 20h, no auditório da instituição, haverá uma Palestra com Mauro Gonçalves Knackfuss, formado em Gestão Ambiental pela UERGS. Mauro também é Servidor Público da Funai - Frente de Proteção Etnoambiental Madeira-Purus. A atividade também será transmitida pelo Youtube através deste link.

No dia 26/04 - 19h - Palestra "Macunaimã desafia Macunaíma", Palestrante: Professor Orson Soares - doutorando em História - UFRGS. A atividade será transmitida pelo Youtube do campus neste link.

No dia 27/04 - 19h - Palestra "Desafios da alfabetização bilíngue: impacto na interação da Língua Portuguesa com o idioma Kaingang, Palestrante: Prof. Dr. Bruno Ferreira Kaingang. A atividade será transmitida pelo Youtube do campus neste link.