Página inicial > Santo Augusto > Alunos do Campus Santo Augusto são premiados em Festival de Cinema
Notícias Santo Augusto

Alunos do Campus Santo Augusto são premiados em Festival de Cinema

Publicado em Terça, 18 de Outubro de 2016, 16h35 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Um grupo de 15 alunos do IFFar - Campus Santo Augusto, acompanhado pelo professor Edevandro Sabino, participou de 05 a 07 de outubro em Santa Maria, do 4º Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest).

A instituição participa do evento, realizado na CESMA (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria), desde 2013, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado através dos projetos que envolvem a criação audiovisual, desenvolvidos pela professora Téoura Benetti e pelo professor Edevandro Sabino, e participar das oficinas e palestras oferecidas pelo festival, oportunizando um intercâmbio com alunos de diferentes escolas do país, envolvidas com a produção cinematográfica.

Nesta edição do evento, os alunos do Campus Santo Augusto concorreram com quatro curtas metragens: “Cura maldita”, “Tá achando que você está na Disney”, “Xadrez com a morte” e “Não faça isso”. O resultado foi excelente, com duas premiações: a aluna Julia Aparecida Florêncio, do 3º ano do Curso Técnico em Informática, foi premiada como Melhor Atriz pela atuação no filme “Cura maldita”, e o aluno Marcos Cavalheiro, do Curso Superior de Licenciatura em Computação, egresso do curso técnico em Informática, foi premiado com o Melhor Roteiro pelo filme “Xadrez com a morte”.

Para Julia, ser premiada como Melhor Atriz foi uma surpresa: “Realmente eu não imaginei que seria premiada, mas, depois, foi muito legal. Pretendo continuar trabalhando com cinema, mas não como atriz, pois prefiro mais gravar, a atuar. Dá um nervoso, mas se for preciso atuar, eu darei o meu máximo, claro”.

Marcos Cavalheiro explica que a história do filme “Xadrez com a morte”, inicialmente era apenas um conto que posteriormente iria disponibilizar para o colega, Lucas Zanella postar em seu blog. “Comecei a história logo após o Cinest de 2015 e deixei-a inacabada por um tempo até o inicio deste ano, quando me veio a ideia de acabar, roteirizar e filmar a história para participar do Cinest e continuar a "tradição" que começou em 2013 com o empurrãozinho da magnânima e visionaria professora Téoura. Por falta de tempo não pude dirigir e editar o curta, mas foi deixado em boas mãos, pois ganhamos o prêmio, o que é muito gratificante. E não vamos parar por ai, esse é só um dos vários prêmios que o campus tende a ganhar nas próximas edições do festival, por que temos muita gente capaz e empenhada para tal”.

Micael Ferrari e Guilherme Braga, do filme “Cura Maldita”, dizem que foi uma experiência maravilhosa: “Aprendemos mais, desde o roteiro até a atuação. As oficinas também foram de extrema importância. Vendo os outros curtas, temos novas ideias. Vamos aprendendo com o curta de outras pessoas. Foi muito legal, inovador”.

O professor Edevandro parabeniza a todos os envolvidos com o Projeto, aos que foram ao CINEST esse ano e aqueles que por um motivo ou outro não puderam ir, em especial a Julia e o Marcos que conquistaram os prêmios: “Esses prêmios são importantes para a continuidade do projeto, pois estimula os alunos a participarem do mesmo. Os prêmios, certamente, são resultados de um trabalho de todo o grupo, pois foram colocadas em prática as teorias estudas aqui no IFFar e o que foi aprendido nos anos anteriores em que participamos do evento”.

Sobre o CINEST:

O CINEST foi criado em 2012 pela Piazito Arte e Cultura, uma instituição sem fim lucrativo que vê na sétima arte uma maneira de promover um intercâmbio cultural incentivando a criatividade e o interesse pelo âmbito cinematográfico, possibilitando a descoberta de novos talentos e a integração entre escola, aluno e família. Neste ano, o evento realizou-se como uma mostra de produções em curta metragem de escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul em 2012 com Intuito de incentivar a produção artística audiovisual no âmbito escolar, constituíram-se como um canal de divulgação desses trabalhos e troca de experiência entre os alunos e professores envolvidos.