Página inicial > Santo Augusto > Fábrica de Histórias por aí: incentivando o prazer pela leitura
Notícias Santo Augusto

Fábrica de Histórias por aí: incentivando o prazer pela leitura

Publicado em Terça, 21 de Junho de 2022, 17h11 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar -  Campus Santo Augusto estiveram envolvidos, nos últimos anos, na produção de histórias infantis bilíngues. As dez histórias infantis bilíngues (O Leão Leonel; Chica, a galinha caipira; Titan; Little Bunny, O Reinado, Akira, o panda; Olhe, o pequeno porco espinho; Lápis de Cor e As Super Detetives), totalmente produzidas pelos estudantes, incluindo escrita, edição, ilustração, e adaptação para versão eletrônica, serão utilizadas na quinta edição do projeto Fábrica de Histórias, para promoção e incentivo à leitura de alunos da comunidade externa, bem como instrumento de ensino, que poderá ser utilizado por pais e educadores para fomentar práticas de leitura, escrita e oralidade nos lares, escolas, bibliotecas, entre outros.

O projeto Fábrica de Histórias, ao longo de suas edições, desenvolveu uma plataforma para dispositivos móveis, que conta com as dez histórias infantis digitais, e mais quatro elementos principais: storytelling em vídeos, games interativos, flashcards e atividades pedagógicas que continuam sendo elaboradas. O público-alvo das produções – livros físicos, digitais, e conteúdos produzidos- são professores da educação infantil e ensino fundamental I e II, bem como pais e leitores. Através das temáticas bullying, amizade, coragem, diversidade, empatia, solidariedade, diversidade, entre outras, as histórias chegarão até a comunidade escolar, para despertar o interesse e a imaginação de seus leitores, e auxiliar os educadores na construção de conhecimento reflexivo, dialógico e formativo.

Segundo a idealizadora do projeto, professora Miquela Piaia, a proposta teve origem com o intuito de incentivar os alunos no desenvolvimento de suas habilidades leitoras, textuais e orais, utilizando a sala de aula como espaço de comunicação, interação e colaboração. “Dessa prática, resultaram os produtos que serão utilizados nas práticas sociais propostas neste projeto: de incentivo à leitura!”

Com o propósito de desenvolver competências e habilidades que capacitem os alunos a inserir-se socialmente através da linguagem e tornem-se apreciadores da leitura, propõem-se que as obras sejam distribuídas para as escolas locais, regionais e em parcerias nacionais e internacionais, juntamente com as atividades pedagógicas elaboradas. Além da divulgação e distribuição, o projeto prevê a realização de oficinas para educadores, buscando capacitá-los na arte de contação de histórias e incentivo à leitura.

Em 2021, escolas de Santo Augusto e região receberam exemplares dos livros, que foram entregues pelos estudantes participantes do projeto e também pelo professor Edevandro Sabino. Em 2022 as ações serão realizadas no Campus Santo Augusto e no Campus Panambi. Em Santo Augusto, o professor Edevandro Sabino, a bolsista Luana Benittes e mais um grupo de alunos voluntários, desenvolverão as atividades nas escolas municipais da região. Em Panambi, a professora Miquela Piaia e alunos voluntários farão no mês de outubro um festival de contação de histórias, com distribuição dos livros para as escolas participantes.

Professor Edevandro realizando entrega em escola de Seberi no início de 2022

No mês de junho os livros do projeto foram para um “por aí” internacional. A intercambista, Martina Minerva, da cidade de Otranto na Itália, que está morando em Cruz Alta, realizando intercâmbio semestral pelo AFS Intercultura Brasil - ONG não governamental há 66 anos no Brasil – recebeu um exemplar de cada um dos livros do projeto, que serão levados para a biblioteca da sua escola na Itália, onde os estudantes poderão praticar a língua portuguesa com a leitura.

WhatsApp Image 2022 06 18 at 15.15.25

Também recebeu exemplares, a professora de química e física, Jessica Small-Summers, que trabalha na Milan Community School Corporation, no estado de Indiana/Estados Unidos. O programa de intercâmbio do qual faz parte se chama BEE Program- Bilateral Educador Exchange, que promove trocas culturais e pedagógicas entre professores e escolas participantes. Os livros, que são todos bilíngues (português e inglês), ficarão na biblioteca da Milan Community School, e poderão ser lidos pelos alunos americanos.

WhatsApp Image 2022 06 17 at 17.52.52 1