Página inicial > Santo Augusto > Bacharelado em Administração recebe nota máxima do MEC
Notícias Santo Augusto

Bacharelado em Administração recebe nota máxima do MEC

Publicado em Terça, 28 de Junho de 2022, 12h13 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O curso superior de Bacharelado em Administração do IFFar – Campus Santo Augusto passou por processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação – MEC, no período de 20 a 22 de junho. A avaliação do MEC resulta na atribuição de conceitos em três dimensões: organização didático pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura, em uma escala que vai de 1 a 5.

O relatório da avaliação do curso foi recebido na tarde de segunda-feira, 27 de junho, resultando no conceito 5, atingindo a nota máxima, sendo considerado pelo MEC como EXCELENTE.

O curso superior de Bacharelado em Administração teve autorização para funcionamento no dia 14/07/2017, pela Resolução n°043, do Conselho Superior - CONSUP. Teve início com o ingresso da primeira turma, no dia 26 de fevereiro de 2018, a qual colou grau em solenidade pública no dia 28 de abril de 2022. O ingresso é anual, sendo ofertadas 40 vagas a serem preenchidas através de seleção que utiliza a nota do ENEM dos últimos anos. As aulas são no turno da noite, das 19h às 22h30.

Segundo os avaliadores, na dimensão organização didático-pedagógica, o curso está muito bem consolidado, com clareza em relação às políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, aos objetivos do curso e ao perfil do egresso. Também se verificou a adequação dos conteúdos curriculares, do uso diversificado de metodologias educacionais e dos programas de apoio discente.

O curso passa por avaliações periódicas, resultando em ações permanentes de atualização e correção dos processos de ensino-aprendizagem. Na dimensão corpo docente e tutorial, o curso é composto por 23 docentes (16 mestres e 7 doutores), sendo 21 deles com dedicação exclusiva. A diversidade de formações e experiências contribuem para que o curso tenha um caráter dinâmico. Por volta de 50% dos docentes possui produção técnico científica relevante e reconhecida. A Coordenadora está desde a concepção do curso e apresenta bom conhecimento administrativo e pedagógico, além de ter liderança reconhecida entre seus pares e pelos estudantes.

E por fim, na dimensão Infraestrutura, os avaliadores consideraram muito boa e que contribui para que as atividades administrativas e acadêmicas sejam desenvolvidas de maneira satisfatória. As salas de aula possuem um ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, a biblioteca possui bom acervo e espaços para pesquisa e estudo. A questão da acessibilidade está adequadamente atendida e o acesso à internet e equipamentos de informática também atendem satisfatoriamente a demanda.

Este processo de reconhecimento foi coordenado e acompanhado pela Coordenadora do curso de Bacharelado em Administração, professora Me. Maira Fátima Pizolotto. A Pró-reitoria de Ensino - PROEN, a Direção Geral, o Núcleo Docente Estruturante - NDE, os professores do Eixo de Gestão e Negócios e os docentes e discentes do curso participaram ativamente do processo, com o apoio da Direção de Ensino, do Setor de Apoio Pedagógico e de setores estratégicos ao curso.

A Coordenadora Maira disse estar muito satisfeita com o resultado da avaliação. “Além de termos na região um curso superior de Bacharelado em Administração em uma instituição de ensino federal gratuita, este curso agora é conceito máximo junto ao MEC, o que nos dá motivos para seguirmos trabalhando cada vez mais comprometidos com a formação de nossos acadêmicos e potencializando o desenvolvimento regional. Fica a certeza de que 'Juntos somos mais, juntos somos 5!'”, destaca Maira.