Página inicial > Santo Augusto > III Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Celeiro
Notícias Santo Augusto

III Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Celeiro

Publicado em Segunda, 24 de Outubro de 2016, 18h31 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar - Campus Santo Augusto realizou no dia 21 de outubro o III Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Celeiro: alimentando nosso conhecimento, em parceria com a EMATER/RS, FETAG/RS e com a Prefeitura Municipal de Santo Augusto.

A abertura do evento, às 08h30, contou com a presença da Diretora Geral do Campus Santo Augusto Verlaine Denize Brasil Gerlach; do Presidente da Emater-RS/Ascar, Clair Kuhn; da representante da FETAG, Cristiane Araújo Barbosa e do Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Santo Augusto, Marcos Andrighetto.

Durante a abertura foi assinado o acordo de Cooperação PROEXT/EMATER para o Programa de Extensão “Pequenos espaços sustentando a vida: apoio a produção sustentável e ao consumo saudável de famílias em situação de pobreza extrema na Região Celeiro do RS”, classificado com nota máxima no edital do Programa de Extensão Universitária PROEXT 2016 do Ministério da Educação.

O Programa é resultado da articulação entre a EMATER-RS, IFFar-Campus Santo augusto, Cooperfamiliar, Embrapa Clima Temperado, Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial - NEDET Noroeste Colonial e Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - SINTRAF Tenente Portela, e tem como objetivo melhorar a produção para o auto consumo e a possibilidade de comercialização de produtos vegetais em pequenos espaços nas propriedades das famílias rurais em situação de pobreza na Região Celeiro do RS.

Após a assinatura, aconteceu a palestra “A valorização da Agroindustrialização”, ministrada pela professora da UFSM, Dra Neila Richards. Na sequência, das 10h45 às 12h, aconteceram as oficinas teóricas e das 13h30 às 17h as oficinas práticas. À noite houve uma Mesa Redonda, com o tema “Alimentação Saudável”, integrando a Semana Acadêmica dos Eixos de Produção Alimentícia e Recursos Naturais.

O evento também contou com a Mostra de Produtos da Agricultura Familiar, que aconteceu na Praça Pompílio Silva, a partir das 15h30, com participação de produtores de Santo Augusto e região.