Página inicial > Santo Augusto > Pesquisa do IFFar – Campus Santo Augusto integra E-book "A melhor cultivar de soja para sua Lavoura"
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 18 de Julho de 2022, 17h58 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Foi lançado recentemente o E-book "A melhor cultivar de soja para sua Lavoura",  desenvolvido pela equipe de pesquisa Field Crops da UFSM, onde o IFFar - Campus Santo Augusto se somou a outras áreas experimentais no intuito de disponibilizar  informações que possam contribuir na escolha da genética que irá ser o alicerce da produção da soja, que é fundamental principalmente em safras com deficiência hídrica.

Ebook soja

Muitos alunos dos cursos de Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio e do Bacharelado em Agronomia colaboraram na condução do experimento, que ficou sob a responsabilidade do professor Hamilton Rosa e do bolsista e aluno de Agronomia,  Matheus Felipe Schröer Mittelstaedt.

Segundo o professor Hamilton, a pesquisa e extensão são fundamentais para que os alunos possam vivenciar as teorias na prática, aprendendo muito com essas experiências. “Isso engrandece os nossos cursos e vai fortalecendo nosso nome enquanto instituição pública de ensino”.

A participação no E-book aconteceu através de uma parceria firmada em 2021 com a Equipe Field Crops, quando os responsáveis do projeto cederam as sementes das cultivares e o IFFar trabalhou com o cultivo e coleta de dados. O professor Hamilton também contribuiu com a revisão do texto e com os dados apresentados pelo campus.

image

A Equipe Field Crops  é uma equipe multidisciplinar e multiinstitucional que busca a intensificação sustentável de sistemas de produção com soja, arroz, milho, trigo, mandioca e plantas de cobertura. Desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão dentro da lavoura do produtor atendendo demandas locais, mas com impacto e foco na sustentabilidade global, atendendo aos Sustainable Development Goals (SDGs) e a agenda 2030 da ONU.

O Ebook está disponível no link: https://www.ufsm.br/app/uploads/2022/06/A-Melhor-Cultivar-de-Soja-para-a-sua-lavoura-2-ed-1.pdf?fbclid=IwAR03495UmT7eMLeng3iqw327S6V6_yG6333ET99kn3r5BgeLnU7maw6x4EY