Página inicial > Santo Augusto > Estudante do IFFar – Campus Santo Augusto é selecionada para participar do Programa Lapassion em Rede
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 18h39 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A estudante do Bacharelado em Agronomia do IFFar – Campus Santo Augusto, Natália Kasper, foi selecionada para participar do programa "Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina" (Lapassion, na sigla em inglês). A seleção aconteceu por meio de edital interno do IFFar que visava selecionar um estudante de graduação para participar do programa de mobilidade acadêmica, e quatro para compor a lista de espera. O edital recebeu 20 inscrições, o resultado está disponível nesta página.

Professora Tamara junto com a estudante Natália

As atividades do projeto serão desenvolvidas na cidade de Itumbiara, localizada no estado de Goiás, sob tutela do Instituto Federal de Goiás (IFG). Natália receberá uma bolsa de R$10 mil, que deve ser destinada ao pagamento dos custos com deslocamentos, hospedagem, alimentação, custeio de despesas essenciais e outros custos concernentes à participação nas atividades presenciais e remotas. O tópico geral dos projetos multidisciplinares será desenvolvido tendo como base "sociedade, meio ambiente e economia". As atividades do projeto ocorrerão entre os meses de setembro e novembro de 2022 e contemplam as fases de execução presencial e virtual.

Natália é natural de Três Passos, tem 21 anos e atualmente reside no município de Campo Novo. Iniciou sua trajetória no IFFar em 2016, quando ingressou no curso técnico integrado ao ensino médio em Manutenção e Suporte em Informática do Campus Santo Ângelo, onde começou a caminhada na iniciação científica. Nesta época realizou pesquisas nas áreas de ciências biológicas e química, tendo também participação em projetos de ensino e extensão.

Em 2019, Natália ingressou no Bacharelado em Agronomia no Campus de Santo Augusto. Cursando atualmente o 8º semestre, já participou de projetos de pesquisa voltadas a ovinocultura, sistema ILP e estudos em fitopatologia. Também trabalhou no campus como estagiária por dois anos. “Hoje tenho certeza que o IFFar foi a melhor escolha que fiz, nesses 6 anos já tive experiências que não teria em nenhum outro lugar, como viagens, conhecimentos, oportunidades que tornam a instituição única e de qualidade. Acredito que cada experiência vivida me fez uma pessoa melhor e cada vez mais sonhadora e a oportunidade no Projeto Lapassion em Rede será possível apenas por todas essas oportunidades que tive e aproveitei com muita vontade de aprender”, destaca a estudante.

A participação de Natália no projeto Lapassion em Rede faz parte do projeto de extensão “Ações de Internacionalização no IFFar Campus Santo Augusto”, desenvolvido pela professora Tamara da Rosa (professora do Campus Santo Augusto e Assessora de Relações Internacionais substituta do IFFar), com o objetivo de apresentar uma proposta de planificação da internacionalização do IFFar, que permita a instituição organizar e priorizar suas ações, com objetivos, metas e recursos, visando à internacionalização do ensino superior e da pesquisa e, por consequência, ao incremento da produção e disseminação do conhecimento em benefício dos estudantes e profissionais envolvidos, tanto do IFFar e quanto da comunidade regional como um todo.

Sobre o Lapassion em Rede - De acordo com a página do projeto no site do IFG, o projeto Lapassion envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile. Tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas instituições de ensino superior, ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, habilidades técnicas e internacionalização. Esta solução é obtida pela LAPASSION MP / I (Projetos / Estágios Multidisciplinares) para que as equipes de alunos ajudem a co-criar e co-desenvolver projetos propostos por empresas e outras organizações, ou para acelerar ideias inovadoras em um contexto internacional envolvendo estudantes de vários países).