Página inicial > Santo Augusto > Professor ensina literatura brasileira através do teatro
Notícias Santo Augusto

Professor ensina literatura brasileira através do teatro

Publicado em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 18h31 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor de Língua Portuguesa e Literatura do IFFar - Campus Santo Augusto, Edevandro Sabino, trabalhou no último mês, dentro do conteúdo programático de Literatura Brasileira o período do Realismo proporcionando aos alunos o contato com os textos de Machado de Assis. A partir das leituras, o professor propôs para os alunos do 2º ano do curso técnico em Administração, que fossem montadas peças de teatro baseadas em contos do autor.

Os trabalhos ficaram muito bons e foram apresentados na quinta feira, dia 27. Os contos representados foram: A Cartomante, O Espelho, Teoria do Medalhão, A Escola, e O Enfermeiro.

Segundo Edevandro, “estamos vivendo numa época em que tudo está mais dinâmico, muitas coisas podem ser realizadas de forma simultânea e por isso, acredito que nossos adolescentes buscam outros tipos de leitura, que estejam mais ligadas com o mundo atual. No entanto, é importante para a formação acadêmica, social e pessoal que eles conheçam e leiam os clássicos da nossa literatura. Pensando nisso é que tive a ideia de apresentar os contos, pois são textos mais curtos e tão importantes no período realista quanto os romances. Mas, só apresentar os contos não bastaria, pois era preciso incentiva-los a lê-los, foi assim que tive a ideia de dividir a turma em grupos e propor que encenassem a história”.

O professor relata que os alunos se dedicaram à leitura e a adaptação da mesma para o teatro, tornando o resultado surpreendente. No final os objetivos da atividade foram alcançados, pois os estudantes conseguiram destacar dentro dos textos as características históricas e linguísticas daquele momento histórico. “Quando fui fazer o encerramento e a contextualização dos trabalhos, uma atitude me deixou muito feliz, uma das alunas em nome da turma,​ me agradeceu a oportunidade de trabalhar com os contos e com o teatro”, destaca Edevandro.