Página inicial > Santo Augusto > Projeto Biblioteca em Ação recebe estudantes de escola municipal de Chiapetta
Notícias Santo Augusto

Projeto Biblioteca em Ação recebe estudantes de escola municipal de Chiapetta

Publicado em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 15h30 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Nos dias 23 e 25 de agosto o projeto de extensão “Biblioteca em Ação: contar, encantar e educar” recebeu estudantes de 05 a 10 anos da Escola Municipal professora Lorette Fanck de Chiapetta. Na oportunidade, as crianças puderam conhecer o IFFar - Campus Santo Augusto, principalmente a Biblioteca Mario Quintana, assistir a famosa hora do conto organizada pelos integrantes do projeto e depois fazer um piquenique ao ar livre.

O projeto coordenado pela bibliotecária, Daniela Cristina Paulo d’Acampora, existe desde 2011, buscando incentivar a leitura e promover a cultura entre as crianças e demais envolvidos do município de Santo Augusto e região, através de contações de histórias. O projeto modifica-se a cada ano, sendo que sua última versão aconteceu no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, sendo realizado em um formato totalmente online, contribuindo no processo ensino aprendizagem de forma lúdica, leve, criativa e divertida, em um momento ímpar.

Em 2022, o projeto visa se reestruturar sendo pensado para acontecer em três etapas: primeira etapa - divulgação e escolha de novos integrantes, que podem ser servidores e discentes da comunidade acadêmica do IFFar e público externo; segunda etapa - escolha do repertório, leitura das histórias e confecção dos figurinos e por fim, terceira etapa - a mediação de leitura através de contações de histórias para as crianças da região, prevista para acontecer em outubro na Semana Nacional do Livro.

Segundo Daniela, as ações de extensão promovidas através das bibliotecas podem auxiliar no aprofundamento de um entendimento mais direto e claro acerca da importância que uma biblioteca pode exercer no auxílio ao desenvolvimento e à transformação social. “A realização do projeto ao longo dos anos, em seus vários formatos, nos permitiu identificar algumas possibilidades e limites para sua realização em 2022. O retorno positivo dos participantes, o envolvimento da comunidade local e a crescente procura pelo projeto no decorrer dos anos”.