Página inicial > Santo Augusto > IFFar promove dia para Ações de Combate à Violência Contra as Mulheres
Notícias Santo Augusto

IFFar promove dia para Ações de Combate à Violência Contra as Mulheres

Publicado em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 15h25 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Desde 2020, 16 de setembro é o dia oficial no IFFar para a Promoção de Ações de Combate à Violência Contra as Mulheres.

diadecombateaviolência notícia16092022

A data foi escolhida em memória a Liana Gomes, servidora do IFFar vítima de feminicídio em 2020.

Nesta sexta-feira (16), o Campus Júlio de Castilhos, unidade na qual Liana Gomes trabalhava, vai promover uma roda de conversa e a inauguração do pergolado em homenagem à servidora. A roda de conversa tem como tema “As violências nossas de cada dia”, com a participação da psicóloga Viviana Martini Dias. A atividade ocorre às 15h30, no Auditório do Prédio Administrativo do Campus Júlio de Castilhos. O pergolado será inaugurado na sequência em frente ao refeitório do campus.

O integrantes do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do Campus Santo Augusto ao longo da semana conversaram com os estudantes dos cursos técnicos e superiores sobre a data. Um vídeo em homenagem a Liana, que iniciou sua carreira no IFFar em 2008 no Campus Santo Augusto, foi divulgados nas tvs institucionais e nas redes sociais.

O IFFar também produziu um material com dados sobre a violência contra as mulheres. Confira alguns números:

• A cada hora, 26 mulheres sofrem agressão física no país. São 632 casos por dia. Mais de 230 mil agressões por ano;
  • Mais de 1300 casos de feminicídio foram registrados em 2021. 62% contra mulheres negras, 65% das vítimas foram mortas dentro de casa, 81% foram mortas pelo companheiro ou ex-companheiro;
  • Em 2021, foram registrados 66020 casos de violência sexual. 75,5% das vítimas eram vulneráveis, 61,3% das vítimas tinham até 13 anos. Em 79,6% dos casos, o autor era conhecido da vítima;
  • Por hora, mais de 3 mulheres sofrem perseguição no Brasil. Foram registrados 27722 casos de stalking no último ano e 8390 casos de violência psicológica.

*Fontes: dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2022), divulgado em julho de 2022.

Confira materiais produzidos pelo IFFar com estes dados nas redes sociais.