Página inicial > Santo Augusto > Realizado o lançamento do Observatório do Currículo Integrado do IFFar
Notícias Santo Augusto

Realizado o lançamento do Observatório do Currículo Integrado do IFFar

Publicado em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 16h25 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Foi realizado na tarde de ontem, 15 de setembro, às 15h20, o lançamento do Observatório do Currículo Integrado (OCI) do Instituto Federal Farroupilha, dentro da programação dos eventos integrados XXII ENACED, II SIEPEC, IV ENTECI e III SRGEPT, que se realizaram online nos dias 13, 14 e 15/09, com transmissão pelo Youtube da Unijuíí, em parceria com outras universidades, institutos federais e seus respectivos programas de pós-graduação - entre eles, o IFFar e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Com a proposta de discutir “Temas Urgentes na Educação Contemporânea”, durante os três dias dos eventos integrados foram realizados dois encontros e dois seminários: o XXII Encontro Nacional de Educação, o II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, o IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e o III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica.

No dia 13 de setembro, estudantes de Licenciatura em Computação do Campus Santo Augusto participaram do Enaced online, na sala de reuniões da instituição. No dia 14 de setembro, foi apresentado no evento pelo professor Tiago Silva de Ávila, o projeto coordenado pelo professor Adão Caron Cambraia, "Iniciação Tecnológica no ensino fundamental: Projeto Prorobótica para desenvolver o pensamento computacional", que está sendo desenvolvido pela instituição com estudantes de escolas municipais. A abertura do Seminário de Lançamento do Observatório de Currículo integrado contou com a apresentação em forma de vídeo da Banda IF Musical.

Sobre o Observatório

O Observatório do Currículo Integrado é o primeiro Observatório no âmbito do Instituto Federal Farroupilha e é resultado de uma trajetória de estudos sobre Currículo Integrado que vem sendo construída desde 2012, através dos CECIs - Ciclos de Estudos sobre Currículo Integrado, realizados periodicamente desde então.

A criação do Observatório do Currículo Integrado (OCI) foi aprovada pelo Conselho Superior do IFFar em julho deste ano. Conforme a Resolução Consup nº 028/2022, o objetivo do observatório é promover estudos periódicos sobre o tema e divulgar materiais para estudo, "com um olhar crítico-reflexivo sobre as concepções de currículo integrado expressas pelos sujeitos que o integram", além de oportunizar "a inserção de mais pessoas interessadas em estudar e pesquisar sobre o tema". Acesse o documento neste link.