Página inicial > Santo Augusto > Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas apresentam trabalhos em evento da USP
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 15h37 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Guilherme Faustino Boelter, Thaís Luciane Morgenstern e Ana Flávia Assunção, sob orientação do professor Gustavo Marques da Costa, desenvolveram um trabalho sobre “O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM”, o qual foi apresentado de forma remota, no dia 09 de setembro, como resumo expandido no V Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem (SBPEA) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo – USP.

No trabalho, desenvolvido nas disciplinas de Embriologia e Geologia, os estudantes apresentam modelos didáticos desenvolvidos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, como instrumento pedagógico para o ensino de Biologia e Geologia. Os modelos didáticos estão relacionados às seguintes temáticas: desenvolvimento embrionário, vulcanismo e tsunamis.

Vulcões

Modelos didáticos de vulcões produzidos pelos acadêmicos

Modelo didático de tsunami produzido pelos acadêmicos

Modelo didático de desenvolvimento embrionário

O resumo expandido foi disponibilizado nos anais do evento e pode ser conferido no link: https://www.even3.com.br/anais/sbpea2022/524973-o-uso-de-modelos-didaticos-como-instrumento-pedagogico-de-aprendizagem/

Thaís Luciane Morgenstern e Guilherme Faustino Boelter também apresentaram no Seminário um artigo, orientado pela professora Juliani Natália dos Santos, denominado:DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS”.

O artigo traz reflexões sobre a utilização do lúdico no ensino de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, em salas de aula onde há estudantes com Deficiência Intelectual de forma inclusa. O trabalho discute sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem e apresenta uma metodologia com possibilidade de inclusão para estudantes com Deficiência Intelectual, de forma que possam participar da aula de forma igualitária. Partindo desse pressuposto, foi desenvolvido um jogo de trilha para ser utilizado no ensino de Ecologia, que além de aproximar o aluno incluso na turma, também é uma forma de aprender e se divertir.

Jogo de trilha desenvolvido pelos acadêmicos

Jogo de perguntas e respostas produzido pelos acadêmicos

O artigo foi disponibilizado nos anais do evento e pode ser conferido no link: https://www.even3.com.br/anais/sbpea2022/524580-deficiencia-intelectual-e-o-uso-de-ferramentas-ludicas-no-ensino-de-ciencias/

Anexos: