Página inicial > Santo Augusto >  MEC Homologa parecer que aprova as normas sobre Computação na Educação Básica
Notícias Santo Augusto

MEC Homologa parecer que aprova as normas sobre Computação na Educação Básica

Publicado em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 14h26 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Ministério da Educação – MEC, homologou no dia 30 de setembro, em publicação no Diário Oficial da União, o parecer CNE/CEB nº 2/2022, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, favorável à aprovação das Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular – BNCC (https://www.in.gov.br/web/dou/-/despacho-de-30-de-setembro-de-2022-433295144).

A Resolução define normas sobre Computação na Educação Básica, em complemento à BNCC na seguinte conformidade: Processos e aprendizagens referentes à Computação na Educação Básica devem ser implementados considerando a BNCC, a legislação, e as normas educacionais. Cabe a Estados, Municípios e ao Distrito Federal estabelecerem parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação da Computação na Educação Básica em conformidade com as normas aprovadas, bem como a implementação da Computação nas etapas e modalidades da Educação Básica considerando 2023 como ano inicial.

Com a aprovação das normas da Computação na Educação Básica, passa a ser obrigatória a disciplina de informática no ensino fundamental e médio. Com isso também passa a ser obrigatória a presença de professores da área da Computação em todas as escolas do país.

Segundo a Coordenadora do Curso, Tamara Brudna da Rosa, a medida favorece os egressos e acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação do IFFar – Campus Santo Augusto, que a partir de agora, terão maiores possibilidades de atuar como educadores nas escolas da região.

Sobre o Curso de Licenciatura em Computação: o ingresso no curso é pela nota do Enem a partir do ano de 2009, sendo ofertadas 35 vagas anuais, tendo a duração de quatro anos. O curso foi implantado na instituição em agosto de 2008, tendo sido reconhecido pelo MEC com nota máxima no ano de 2014. No ano de 2021, os egressos do curso que realizaram a prova do Exame Nacional de Curso - Enade, obtiveram o melhor resultado do IFFar na avaliação, com um Conceito 4 no Enade 4 e Conceito 5 no IDD (Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado), um resultado excelente para o Campus Santo Augusto e para o IFFar como um todo.

Logo Licenciatura em Computação