Página inicial > Santo Augusto > Retomadas as atividades do Projeto Remadas Ecológicas
Notícias Santo Augusto

Retomadas as atividades do Projeto Remadas Ecológicas

Publicado em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 19h51 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na manhã do último sábado, 12 de novembro, aconteceu a retomada das atividades do projeto de extensão “Remadas Ecológicas: articulando as atividades físicas de aventura na natureza e a preservação ambiental no âmbito do lazer”, com a participação de servidores e alunos do IFFar - Campus Santo Augusto.

O projeto, coordenado pelo professor Luciano de Almeida, com a colaboração de servidores do IFFar – Campus Santo Augusto, visa proporcionar aos participantes a oportunidade de vivências de atividades físicas de aventura na natureza no âmbito do lazer, estimulando uma alteração de valores e atitudes positivas em relação aos ambientes naturais, além de uma sensibilização sobre as ações de preservação ambiental. Também objetiva proporcionar aos participantes uma leitura mais ampla sobre as condições naturais das encostas do Rio Turvo, para a adoção de atitudes positivas em relação aos cuidados, manutenção e preservação dos ambientes naturais.

O projeto surgiu em dezembro de 2018, após a realização da 1ª Remada Ecológica – Rio Turvo. O sucesso do evento foi tanto, que resultou no projeto que foi desenvolvido em 2019, dividido em seis etapas. Em 2020 a ideia era buscar parcerias para ampliar a área de abrangência do projeto Remadas Ecológicas e estimular o envolvimento da comunidade regional para o desenvolvimento do projeto em outros rios da região, o que não foi possível de ser realizado, devido a pandemia de Covid 19. Agora com a retomada das atividades do projeto no Rio Turvo, os objetivos de expansão da área de abrangência podem voltar a ser planejados para o próximo ano.

O percurso desta 1ª etapa do Projeto Remadas Ecológicas edição 2022, teve saída do Sítio Langner e chegada no acampamento Coatiara, onde os participantes puderam confraternizar durante o almoço. A 2ª etapa está prevista para acontecer no dia 10 de dezembro, com percurso ainda a ser definido.

O professor Luciano agradece as pessoas que participaram dessa retomada, em especial ao amigo e colega Marciano Percíncula pela organização da logística da remada (transporte); ao Vanderlei de Abreu e seu auxiliar Nelson de Lima, pelo excelente almoço; ao Paulo Langner e a Cristiane Alegretti, pelo porto de saída; ao Edson Roberto Schlindwein, pelo porto de chegada e ao IFFar – Campus Santo Augusto pelo apoio institucional.