Página inicial > Santo Augusto > Estudantes produzem exposição de Cordéis para apresentação de PPI
Notícias Santo Augusto

Estudantes produzem exposição de Cordéis para apresentação de PPI

Publicado em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 17h57 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Estudantes do 1º ano do curso técnico em Alimentos do IFFar – Campus Santo Augusto desenvolveram ao longo do ano o projeto de Prática Profissional Integrada – PPI, com estudantes de escolas da região, denominado “Guia alimentar: um estudo sobre alimentação saudável!”.

A atividade foi organizada em conjunto nas disciplinas de Introdução à Tecnologia aos Alimentos, Informática, Educação Física, História, Português e Literatura Brasileira, sob a coordenação dos seguintes professores: Mauricéia Greice Oliveira, Uianes Luiz Rockenbach Biondo, Laís Cavalheiro Rigo, Orson Soares e Soní Pacheco de Moura. Cada componente curricular envolvido deu a sua contribuição no projeto, seja para aplicação do questionário, tabulação dos dados ou estudo dos temas decorrentes da temática da educação saudável.

O trabalho surgiu a partir do estudo do Guia Alimentar e posteriormente foi realizada a aplicação de um questionário em escolas da região, com o objetivo de avaliar se os alunos entrevistados possuíam hábitos saudáveis com relação à alimentação.

A PPI resultou em uma exposição de cordéis montada no saguão da Biblioteca do campus, local onde, no dia 24 de novembro, houve um sarau para o compartilhamento dos poemas. A exposição ficará montada até o final do ano letivo, podendo ser visitada pela comunidade escolar nos horários de funcionamento da Biblioteca.

Segundo a professora Soní, o gênero lírico é bastante trabalhado no 1⁰ ano, assim como, movimentos literários em poesia como o barroco e o arcadismo por exemplo. "O gênero Cordel foi escolhido para a apresentação dos resultados por ser uma maneira de torná-los mais atrativos visualmente por meio das ilustrações e para que os estudantes pudessem colocar em prática os conhecimentos sobre esta temática".

Os docentes que coordenaram a prática ficaram muito satisfeitos com o envolvimento da turma durante todo o ano e também com a qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes nesta atividade.

Sobre a Prática Profissional Integrada (PPI): é uma metodologia de ensino que possibilita a articulação entre os conhecimentos construídos nas diferentes disciplinas do curso com a prática real do trabalho, propiciando a interdisciplinaridade e flexibilização curricular, além da ampliação do diálogo entre as diferentes áreas de formação. Ela possibilita que estudantes desenvolvam projetos e ações, baseados na criticidade e na criatividade, contextualizando a aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos no decorrer do processo formativo. A organização curricular dos cursos técnicos do IFFar, em todas as formas e modalidades, contempla a realização da PPI.

.

Anexos: