Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto participa da 7ª EXPOAGRO COTRICAMPO
Notícias Santo Augusto

IFFar – Campus Santo Augusto participa da 7ª EXPOAGRO COTRICAMPO

Publicado em Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 19h42 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

De 23 a 25 de fevereiro, o IFFar – Campus Santo Augusto participou da 7ª EXPOAGRO COTRICAMPO, junto ao Campo Experimental da cooperativa em Campo Novo/RS. A organização do evento cedeu à instituição um estande, onde foi exposto para a comunidade, além dos cursos oferecidos, atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas por alunos e professores.

Na quinta-feira, dia 23, o estande ficou sob a responsabilidade dos cursos superiores de Bacharelado em Agronomia e Tecnologia em Gestão do Agronegócio e do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. Na ocasião, os estudantes de Agronomia, Darlan Dörtelmann, Hernan Stumm, Luis Juliani e Alessandra Stroher, membros do Grupo Pós-Col: Ensino, Pesquisa e Extensão em Pós-Colheita e Qualidade de Grãos e Sementes, sob a supervisão do professor Ricardo Paraginski, organizaram no espaço da instituição, as análises de qualidade de sementes realizadas, onde foram elaborados testes de germinação, apresentando diferenças de qualidade de sementes de alto vigor, esverdeadas e com manchas púrpuras. Ainda, foram apresentados os testes de umidade, matérias estranhas e impurezas, germinação, vigor, teste de hipoclorito e testes de tetrazólio, além de um sementário elaborado pelo estudante de Agronomia, Everton Bueno, na Disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes e doado a instituição. Os alunos do 2º ano do técnico em Agropecuária, acompanhados pelas professoras Eliane Rotilli e Patrícia Mombach, também estiveram presentes no evento nesse dia.

Na sexta-feira, dia 24, foram apresentados os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e Licenciatura em Ciências Biológicas e o curso técnico em Alimentos integrado ao ensino médio. Estiveram presentes nesse dia, a Diretora Geral Márcia Fink, o professor Aelson Aloir Santanna Brum e as professoras, Débora Moraes, Eleonir Diniz, Inaiara Rosa de Oliveira, Greici Oliveira, Melissa dos Santos Oliveira, Marieli da Silva Marques e Tatiane Storch, também participaram as técnicas de laboratório, Luciane Marili da Silva e Denise Felipim de Lima Rocha, os alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Fábio Sievers e Maria Eduarda Wagner Cavinatto, e os alunos de Tecnologia em Alimentos Fabiana Didoné, Fábio Langner Casse e Jonas Gutkoski da Silva. Na ocasião, foram apresentadas para a comunidade as placas de análises microbiológicas e também alguns produtos feitos pelos alunos em aula, como geleias e hortaliças minimamente processadas.

No sábado, dia 25, o estande ficou a cargo do Curso Superior de Licenciatura em Computação e do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio. Durante o dia, os professores, Adão Caron Cambraia e Uianes Biondo, o acadêmico Rafael Ramos, e o Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do IFFar - Campus Santo Augusto, Tarcísio Samborski, demonstraram para os visitantes o funcionamento dos robôs lego produzidos pelo Projeto de Inovação Tecnológica, “Prorobótica: pensamento computacional na Educação Básica”, desenvolvido em 2022 pelo IFFar Campus Santo Augusto em escolas de Santo Augusto, Nova Ramada e Passo Fundo.