Página inicial > Santo Augusto > Professora do Campus Santo Augusto participa de evento no México
Notícias Santo Augusto

Professora do Campus Santo Augusto participa de evento no México

Publicado em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 18h41 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

De 16 a 18 de novembro, a professora do IFFar – Campus Santo Augusto, Me. Juliana Mezomo Cantarelli, participou do XI Seminário da Rede Estrado, com o tema “Movimentos Pedagógicos e Trabalho Docente em tempos de estandardização”.

O evento, realizado na Universidade Pedagógica Nacional da Cidade do México, contou com a presença de pesquisadores e instituições interessadas no debate político e acadêmico desta temática, no contexto da região da América Latina.

A Rede Estrado foi criada em 1999 e hoje está consolidada como um espaço de referência nas questões que envolvem o trabalho docente no contexto latino-americano. Presente em mais de vinte países, a Rede tem contribuído para a disseminação do conhecimento sobre o trabalho docente e para o desenvolvimento de políticas públicas de valorização destes profissionais.

Juliana apresentou dois trabalhos no evento: “JUSTIÇA CURRICULAR E O DOCUMENTO PÁTRIA EDUCADORA: DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS” e “POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL E SEUS EFEITOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE” (esse último escrito em parceria com a professora do Campus Júlio de Castilhos Drª. Letícia Ramalho Brites).

O professor orientador de Juliana no Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Dr. Álvaro Moreira Hypólito, além de coordenar a Rede Estrado no Brasil, também coordenou um eixo de estudos no evento, intitulado, “Docentes, políticas curriculares, e evolução da estandardização”.

Entre as várias palestras que constavam na programação, Juliana destaca a palestra de Miguel Arroyo, que argumentou da necessidade de se pensar numa outra educação, a serviço do ser humano e não apenas no mercado de trabalho. Miguel Arroyo é um sociólogo e educador espanhol, foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e atualmente acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país.